30 de janeiro de 2011

Planejamento Urbano para leigos


Para socializar o conhecimento sobre planejamento urbano divulgamos conceitos básicos, que podem ser compreendidos inclusive por crianças de curta idade e com menor conhecimento do tema.


A proposta de hoje é a de superpor duas plantas (mapas) do Município de Joinville, as plantas que devem estar na mesma escala, permitem comparar os projetos de adensamento e verticalização defendidos com encômio pelos técnicos do IPPUJ com o mapa anexo que mostra as áreas alagadas e alagáveis de Joinville.


O bom senso diz que esta planta ou os mapas das áreas de risco e alagáveis da Defesa Civil deveriam formar parte do Plano Diretor e deveriam ser incorporadas ao acervo técnico não só da Câmara de Vereadores de Joinville, como também de todos os órgãos técnicos do município. O objetivo deste singelo exercício é evitar que a cidade cresça com a chancela oficial e o amparo de leis feitas sem os estudos técnicos correspondentes e sem o embasamento adequado em direção as encostas e as áreas sabidamente sujeitas a alagamento.


Este tipo de exercícios permite identificar as contradições antes que elas aconteçam e permitem evitar que o numero de joinvilenses afetados pelas enchentes aumente a cada dia. Explicar que o aterro de áreas baixas, que serviam para deposito de enxurradas, gerara aumentos constantes da cota de inundação é complexo e a maioria dos responsáveis pelo planejamento urbano, que evidenciam uma dificuldade incompreensível em juntar dados e informações e fazer os correspondentes diagnósticos, para tomar as decisões corretas.


Em quanto o planejamento urbano da cidade seja visto e tratado como aula de desenho em jardim de infância, quando as crianças ainda não dominam a técnica de desenhos complexos, desenhando figuras planas e abusando das cores, para “zonear” a cidade os resultados continuarão sendo, ocupação de áreas alagáveis, construção em áreas de risco e aumento do numero de atingidos pela próxima catástrofe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...