29 de janeiro de 2011

Como colocar 2.000.000 de habitantes no atual perimetro urbano

Matemática simples


Só como exercício e para mostrar que não faz absolutamente nenhum sentido os projetos de prédios adensados que o macro-zoneamento empurrado goela abaixo pelo IPPUJ propõe nas áreas alagáveis e de risco, como o jornal A Noticia informa na sua edição de domingo.


Se no atual perímetro de Joinville hoje moram 500.000 habitantes.

No mesmo perímetro porem permitindo 2 andares caberiam 1.000.000

Se fossem 4 andares em toda a cidade, (como exemplo) o que não representaria o modelo de adensamento amalucado que o IPPUJ propõe, teríamos espaço para 2.000.000 de habitantes.

Sem uma verticalização que comprometa a ventilação, a insolação e o transito no futuro.


Quatro pavimentos é um tamanho adequado que permite manter uma proporção e uma escala com o verde urbano, com o tamanho das arvores e não proporciona adensamentos graves, desde que mantidos e melhorados os recuos atuais e podendo aumentar as areas permeáveis.


O problema é a miopia dos nossos gestores urbanos, que não enxergam outra verdade que a deles. A pesar do discurso vazio que ideias geram ideais. Faltou dizer: desde que sejam as deles, que parecem as únicas validas. Alguém pode explicar por que os nossos técnicos não conseguem enxergar nenhum outro modelo que não seja acabar com o verde, encher de espigões, continuar ocupando areas alagáveis e comprometer o futuro da cidade.?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...