21 de março de 2009

14 Projeto (Fazendo) Arte na Calçada

Inicialmente agradecer a contribuição dos nossos fieis colaboradores que nos enviam fotografias para este projeto. O Conselho Tecnico Artistico, analisa em movimentadas reuniões ocasionais, cada um dos trabalhos apresentados e depois de longas diatribes, só os melhores são selecionados.

O trabalho que apresentamos hoje expressa uma força e o faz com uma intensidade que é impossível que o espectador não se impressione.
O autor busca com isto claramente chocar, impressionar, criar impacto. O consegue sem nenhuma duvida. A obra que traz por título "A porta de Cerbero" faz a ligação direta entre o céu, a terra e o inferno. Cerbero ou Cerberus era na mitologia grega um monstruoso cão de múltiplas cabeças e cobras ao redor do pescoço que guardava a entrada do Hades, o reino subterrâneo dos mortos, deixando as almas entrarem, mas jamais saírem e despedaçando os mortais que por lá se aventurassem.
O autor conseguiu reproduzir a porta do nosso Hades Urbano e ainda teve a delicada sutileza de apresentar no trabalho a imagem da cidade moderna, que reúne ao mesmo tempo o transporte coletivo, representando a mobilidade, a grelha metálica da boca de lobo, indicando a existência, mesmo que virtual de esgoto e drenagem, a tampa metálica que representa os serviços públicos de telefonia e electricidade, complementando o trabalho pelo poste que simboliza a luz da iluminação publica. Alguns dos serviços que configuram a cidade. A gestão publica representada pela porta do Hades, o buraco sem fundo em que a incompetência nos mergulha e nos suga, como num mundo paralelo infinito.
Trabalho de muito boa qualidade, que tem lugar de destaque no nosso projeto, que deverá estar entre os selecionados para a proxima bienal internacional do Projeto (Fazendo) Arte na Calçada.


( Esta iniciativa cultural não conta com o apoio da FCJ - Fundação Cultural de Joinville e tampouco recebe nenhum tipo de incentivo ou subvenção, nem é custeada com recursos públicos )

2 comentários:

  1. O autor esqueceu de dizer que esta "Instalação" estará sendo fazendo parte da próxima Bienal.....

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica....
    ...já foi incorporada ao post.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...