3 de setembro de 2009

Ponto e Contraponto


O Secretario Eduardo Dalbosco da Prefeitura Municipal de Joinville, escreveu o texto "Dialogar Sim" no jornal A Noticia.

O texto é uma resposta ao texto Dialogar, deste blog, proponho ao leitor um ponto e contraponto em azul e preto (azul o texto do Secretario e preto os meus comentários)

Joinville vive sob um novo modelo de governo. Um modelo que tem deixado muita gente surpresa – talvez até atônita, como alguns confessam – pela capacidade da coalizão petista de dialogar, de tornar público o que antes era um tema privado, de domínio autocrático do gestor de plantão.

Nenhuma novidade neste parágrafo, a concordância é total me quanto a capacidade de "Dialogar" e ao autocratrismo.

Dialogar é um verbo. É uma ação. Implica uma parceria, uma tolerância e uma reciprocidade entre o que fala e o que escuta. Quando aquele que tem o poder se propõe ao diálogo, abre mão de suas prerrogativas e garante o compartilhamento da decisão. Temos, com isso, uma revolução democrática, constituinte da cidadania.

O que o governo municipal considera que é dialogar, como temos visto e citaremos nos próximos parágrafos é sensivelmente diferente daquilo que a maioria das pessoas consideram dialogar.
Os termos parceria, tolerância e reciprocidade, devem porem ser melhor analisados.
A relação de parceria entre a sociedade e o poder publico, tem sido e nesta gestão, não tem mudado, uma relação de acima para baixo, tolerância não é ainda uma virtude que o governo municipal domine e a reciprocidade ainda não alcançou o nível de troca necessário.

Afinal, o poder é conferido pelo voto para que a vontade pública seja exercida e não às veleidades e caprichos dos governantes. Portanto, o diálogo é uma oportunidade generosa que somente o compromisso democrático pode garantir ao cidadão, tornando a representação um caminho de mão dupla, onde o eleito presta contas, consulta, escuta e decide e o eleitor se manifesta, fiscaliza e decide junto.

Em teoria é perfeito. A nossa realidade local ainda esta distante.

É claro que a cultura participativa não se faz de uma hora para outra.

É verdade, o governo municipal esta dando os seus primeiros passos, e neste sentido deve ser apoiada a sua iniciativa.


Depois de um longo tempo de gestores profissionais,

Esta afirmação reforça a percepção do amadorismo dos atuais gestores.

com a supremacia do técnico em detrimento do político

Deve preocupar que o secretario defenda que se governe pela supremacia do político em detrimento do técnico. A menos que tenha cometido um lapso, no seu texto.

e a privatização dos espaços do poder, temos agora uma experiência que valoriza o espaço público, o conhecimento e a experiência social e transforma a política numa arena sincera de escolha do que é melhor para todos. O risco de erro fica consideravelmente reduzido.


O Secretario, pressupõe de forma errada que a vontade popular seja garantia de acerto, que o erro da maioria no existe, ou que ao ter sido consensual o erro é menor.

A participação popular é mesmo uma festa, pois todos são iguais e assim se reconhecem.

Esquece o Secretario que a igualdade a que faz referencia, deve ser a igualdade dos com CNPJ, frente a igualdade dos sem CNPJ.

Na compreensão moderna da política, e isso vale para qualquer partido, governar é democratizar a decisão, alocando de forma transparente os recursos, conduzindo coletivamente a tomada de decisões e obedecendo aos interesses públicos. Isso garante probidade, eficiência e correção.


Para lembrar o orçamento participativo, representa menos de 1 % do orçamento do município, então devemos considerar que a transparência hoje esta limitada a este percentual do orçamento municipal.
Não consigo vislumbrar, como a condução coletiva pode garantir a probidade, eficiência e a correção. São constantes nas reuniões do Orçamento Participativo, das quais participo como delegado, as queixas da população com a forma como a prefeitura continua comprando caro e mal.

A Prefeitura de Joinville já realizou o Orçamento Participativo, a Conferência das Cidades, da saúde, da educação, da assistência social, da segurança pública, audiência das figueiras, do plano de habitação por interesse social e continuará sempre escutando a população.

O parágrafo conclui com a melhor prova da percepção que o Secretario tem, a prefeitura continuara escutando, porem continuara fazendo o que bem entender.
Para lembrar a audiência publica das Figueiras, só aconteceu por imposição do poder judiciário, não foi pela vontade de dialogo do poder municipal, nas demais audiências a possibilidade que a sociedade teve de se manifestar e de dialogar com o poder publico foi restrita, a sociedade, aquela com CNPJ e aquela sem, formou uma platéia atenta e comportada.


Dialogar representa escutar e também entender-se. Seria bom saber quais os pontos em que o poder publico alterou, modificou ou reconsiderou alguma posição em todas as audiências citadas, como resultado dos posicionamentos e posicionamentos da sociedade.
Só a luz desta informação poderemos acreditar na vontade do dialogo ou manteremos a imagem de um dialogo de faz de conta.

Isso garante o acerto de todas as decisões tomadas pelo governo.


A conclusão do texto é a da onisciência do governo municipal. A ideia da onisapiencia ou da total inexistência do erro, transpira ingenuidade ou é resultado do desconhecimento, Imaginar que agora todas as decisões sejam acertadas, pelo uso que se faz do dialogo, é de uma prepotência, que não condiz com o perfil do Secretario..





6 comentários:

  1. Octávio Paz diz que “a mentira política se instalou em nossos povos quase constitucionalmente e o dano moral tem sido incalculável, alcançando zonas muito profundas do nosso ser. Movemo-nos na mentira com naturalidade.” Ao escrever o texto “Dialogar Sim” o secretário Dalbosco, um influente membro da atual gestão, pretende convencer de que existe um estado de diálogo instalado entre governo e a sociedade. Talvez o secretário de planejamento acredite nisto, mas vai precisar de muito mais para que sua afirmação venha a ser uma realidade. Um dos caminhos será o exercício deste prometido diálogo ou insistir no ilusionismo. Para melhor entendimento, recomendo a ler: A Arte da Mentira Política, de Jean-Jacques Courtine.

    ResponderExcluir
  2. Só para me ater ao teu último parágrafo e par me situar, pergunto:
    Qual é o perfil do secretário?

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Só para me ater ao teu último parágrafo e par me situar, pergunto:
    Qual é o perfil do secretário?

    Anselmo

    ResponderExcluir
  4. Anselmo
    Não conheço pessoalmente o Secretario Eduardo Dalbosco, tenho cruzado com ele na Conferencia da cidade e na reunião do Orçamento Participativo.
    Não me parece alguem que defenderia a infalibilidade papal em praça publica.
    Porem se sentiu obrigado a responder no jornal a um texto meu da pagina 3 do A Noticia. Defendendo a infalibilidade deste governo.
    Me parece uma das peças principais desta gestão e até a publicação deste artigo, o considerava alguem acima da media na equipe do prefeito.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ja tivemos um personagem ligado ao governo municipal no passado que usava de expeidentes semelhantes, vociferando a quem ousasse falar mal do todo poderoso alcáide ou de seu governo. Foi uma época em que se propagava a màxima "precisamos de uma unanimidade de pensamentos e propósitos", como para dizer que as decisões do todo poderoso prefeito viessem a jamis serem questionadas afinal ele quase rivalizava com Deus em sabedoria e poder absoluto, e ainda o faz nos atuais tempos. O papagaio de pirata da época foi apagado por outros bem mais eficientes. Enfim, muda a mosca, mas a m.... é a mesma.

    ResponderExcluir
  6. ...é, agora temos um secretário com espírito de humor muito acima da média! A piada foi boa: agora temos diálogo na cidade!! Diálogo? que diálogo? Este senhor, nesta altura da vida, ainda crê em "coelhinho da páscoa" e "papai noel"! Dai-me paciência e tolerância pra aguentar esses "democratas"!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...