10 de julho de 2010

16 Projeto (fazendo) Arte na Calçada

A morte da Comunicação

A instalação de autor desconhecido, reúne a cultura urbana e recebe as fortes influencias do trabalho de dois dos coletivos mais produtivos do arte urbano, os denominados "Vândalos" e o grupo conhecido por "Descaso urbano" o resultado é uma obra forte, de impacto.

O trabalho mostra sem ambiguidade, como a comunicação é afetada pela crescente violência urbana, vivemos numa sociedade que não se comunica, o dialogo rompeu-se definitivamente. A utilização de materiais do cotidiano urbano, sem um tratamento que atenue a dureza dos materiais é uma boa estratégia do autor, que consegue chocar ao publico.

A imponente imagem que projeta o orelhão, como uma boa arfando em busca de um sopro de vida, consegue ao mesmo tempo reunir a imagem da boca, como emissor da comunicação e como elo com a vida, com o ar. O artista transmite uma visão da morte lenta e dolorosa da comunicação entre as pessoas que formam uma sociedade urbana, que oprimida pela tecnologia, deixa de se olhar nos olhos, deixa de ver as pessoas como seres humanos e perdeu a capacidade de se sensibilizar para a dor alheia.

Este projeto não conta com o apoio da FCJ, nem recebe recursos da lei Rouanet, é custeado exclusivamente pelo trabalho voluntário e doações anônimas.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...