14 de julho de 2010

Pesquisa Origem - Destino

Em janeiro deste ano, o blog publicou um post com título "Tirando o Bode da Sala"

o texto questionava os projetos de intervenção no centro de Joinville, todos eles baseados na premissa que o Centro atrai o maior contingente de joinvilenses e lidera a demanda por deslocamentos, ignorando a mudança que a cidade vem sofrendo, passando de ser uma cidade centralizada a uma cidade policentrica.


A pesquisa OD (Origem e Destino) mostra esta mudança de cidade, a necesidade de repensar os fluxos são imperiosos e que esta informação não seja mantida atualizada evidencia o quanto o planejamento da cidade é feito mais no achismo que na certeza. O resultado esta a vista de todos.


O blog recebeu o texto do Arqto. Marcos Bustamante, que merece ser compartilhada.



Com a divulgação hoje da recente pesquisa O/D domiciliar 2010, feita por empresa contratada, sobre a mobilidade urbana em Joinville comprova-se o que para muitos já era evidente: apenas 9,01% deslocam-se com destino ao Centro. E destaca: É muito significativo o número de deslocamentos intra-bairro. Esta situação está presente em todos os bairros de Joinville.


Resta agora saber qual a opção da Administração Municipal: Acatar os dados e partir para re-conceituar e planejar a nova circulação urbana ou insistir em confiar nos esclarecidos técnicos da SEINFRA e IPPUJ que desde muito e até recentemente, insistiram em argumentar que até 60% dos deslocamentos dirigiam-se ao Centro, para justificar a manutenção do Terminal Central. E haja congestionamento, e investimento de recursos públicos na contra-mão da racionalidade!

Marcos Bustamante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...