6 de julho de 2010

Cegueira Cartesiana


CEGUEIRA CARTESIANA


Não conheço pessoalmente o Sr. Carlos Caetano Bledoin Verri. Pelo que o vi jogar e agora como técnico (iniciante) demonstrou sempre características de uma pessoa linear: determinada no trabalho e agarrada a princípios, fato de nos tempos modernos ser digno de elogios.


O problema de algumas pessoas lineares é de se transformarem em cartesianas (solidificam-se em coordenadas imutáveis), sendo a estas inadequado ou danoso a conferência de responsabilidade quanto ao comando de planejamento, por não aceitarem alterações na rota determinada, principalmente quando conseguem alguns sucessos momentâneos ou de importância discutível.


Os casos avançados do cartesianismo apresentam sintomas facilmente perceptíveis publicamente como à teimosia e humor bipolar, reações físicas ou verbais sarcásticas, comportamento grosseiro que pode chegar à agressão.


Na adversidade ficou patente que ao dirigir os destinos de nossa pátria de chuteiras o cartesianismo patrocinou a inexistência de um plano alternativo de ação corretiva (PLANO B), agravado pela falta ou esquecimento de recursos humanos adequados para tal.


Como resultado ficam vários exemplos: que por melhor que seja o planejamento, este vem dotado genes recessivos de falhas individuais ou coletivas e que o ambiente pode mudar, obrigando a existência e implantação de ações corretivas planejadas e testadas.


Na eliminação não ficou apenas na sensação de impotência diante da adversidade, foi ampliada pela castração de assistirmos a possibilidades anunciadas por outros qualificados aqui esquecidos.


No mais o nome do evento é jogo, carregado de inúmeras imponderabilidades e alternativas, obrigando-nos a reconhecer no adversário suas qualidades às quais devemos humildemente parabenizar.


Arno Kumlehn

Joinville - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...