15 de julho de 2010

Elasticidade Moral (*)

Elasticidade Moral


Os valores morais e éticos, passaram neste pais a serem totalmente subjetivos ou o que é pior elásticos, podem ser mudados a conveniência de cada um. Os nossos políticos não são diferentes, eles representam a sociedade que os elegeu, com as suas virtudes, valores e defeitos. Por isto não deve surpreender que iniciativas que possam servir para moralizar, não prosperem e que os poucos políticos que ainda tem um mínimo de seriedade, comecem a desistir da vida publica e que os cidadãos que cultivem um mínimo de decência não considerem a possibilidade de se adentrar nestes lôbregos corredores.

Cada um de nós pode fazer a sua parte, conhecendo melhor os candidatos e a sua vida pregressa. Você deixaria durante três meses o seu negocio nas mãos de algum deles? Se não, como poderia votar nele para legislar ou governar o Estado ou o Brasil? É um dilema de difícil solução.

Como exemplo desta elasticidade moral, nada melhor que a historia de um jovem estudante, vindo do interior do Rio Grande do Sul, para estudar em Santa Catarina, um exemplo como centenas de outros. O dinheiro na republica estudantil era curto e quase nunca chegava a fim de mês. Alguma coisa precisava ser feita. Uma alternativa seria a de trabalhar e com isto poder complementar os parcos recursos que as famílias enviavam. A alternativa escolhida foi mais criativa.

No supermercado em que faziam as compras do mês, tinha uma jovem caixa que jogava olhares tímidos para um dos jovens estudantes de engenharia, o que não deixou de ser notado pelos demais companheiros. A estratégia foi a de retornar os olhares e iniciar uma relação de interesses, a jovem caixa receberia a atenção do jovem estudante. A sua paixão, com tudo, a levava a “esquecer” de digitar alguns produtos, de modo que mesmo com um orçamento escasso, não faltou mais nem galinha com polenta, nem churrasco, nem cerveja na republica. O romance acabou como tinha começado, com a formatura, o interesse pela jovem desapareceu, com a mesma rapidez. Com o tempo o jovem Casanova passou a militar na política local e continuo praticando as suas habilidades. Será candidato a algum cargo em 2010.

Não terá problema com a “Ficha Limpa” seria um caso típico de moral elástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...