5 de outubro de 2008

Projeto (Fazendo) Arte na Calçada IX


Um dos melhores apresentados na Mostra Fazendo Arte na calçada, o trabalho de autor anónimo é de uma forte representatividade. Uma obra de denuncia. O forte simbolismo criado pela composição da bicicleta, oprimida entre o concreto e o lixo.
O autor apresenta uma mensagem forte, a escolha da cor azul, para a bicicleta, representando as cores de Joinville e do preto para a volumetria que comprime a liberdade de ir e vir contra o concreto, serve para reforçar os conceitos, que o artista busca usar como linguagem.
A impossibilidade de se deslocar, numa cidade, que aos poucos mergulha no seu inferno astral, dividida entre crescer e o custo deste crescimento desordenado.
Serve de alerta. A destruição sistemática do meio ambiente urbano é o tema principal deste trabalho.

( Esta iniciativa cultural não conta com o apoio da FCJ - Fundação Cultural de Joinville e tampouco recebe nenhum tipo de incentivo ou subvenção, nem é custeada com recursos públicos )

Um comentário:

  1. meus caros, para esta instalçaõ especificamente poderiamos ainda colocar mais duas interpretações :
    1) A colocaçao que faz o artista em transmitir um dos principais simbolos da outrora cidade das bicicletas estar ali, mergulhado no cruel destino da opção que a urbanidade imprimiu, o lixo. A cidade das bicicletas sem bicicletas, sem história ou simpleste essa história. Ou seja a maneira como são tratados os valores que formataram a cidade estão sem possibilidade crescer ou continuar. O que dizer então de permanecer....

    2) outra ideia que o artista tenta exprimir na sua obra é a possibilidade de transporte limpo, se considerado desta forma pela maneira como se tratam os elementos urbanos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...