31 de outubro de 2008

Lucros e Perdas


Começa a arrefecer o calor da campanha, como sempre, entre mortos e feridos sobraram todos. Mas teve lucros e perdas.


Quem mais ganhou foi Joinville, que viveu uma campanha aberta, com grande numero de candidatos, com debates participativos e democráticos. Concluindo com uma participação expressiva nos dias de eleição.


Ganhou sem duvida o PT, que alem de eleger quatro vereadores, que por conta da lei da fidelidade partidária, terão agora maior dificuldade para trocar de partido. Elegeu com expressiva votação o novo Prefeito Municipal.


Ganharam também os partidos que tendo lançado candidatos no primeiro turno, optaram por apoiar o candidato vencedor no segundo turno, criando um amplo leque de apoios que se por um lado facilitam a governabilidade, ao mesmo tempo estimulam o dialogo e incorpora elementos moderadores a discricionariedade, quase imperiais que temos vivido nos últimos anos.


Ganha por tanto a sociedade, que pode esperar um governo mais equilibrado, mas voltado a sociedade e com maior vocação para o dialogo. Será preciso negociar mais com a sociedade o que gerará um modelo de gestão mais transparente.


Perdem com certeza aqueles que tentaram criar um modelo de democracia hereditária, com objetivo de perpetuar um clã no poder, sem perceber que tanto a sociedade, como a realidade ao redor dele tem mudado de uma maneira decisiva.


Perde a administração atual que tentou com denodada insistência, eleger o seu candidato e buscar com a sua eleição aprovar a sua gestão. A avaliação ruim e péssima do atual prefeito acabou representando um fardo pesado demais e comprometendo o desempenho do candidato oficial.

Perdeu o candidato derrotado, que viu a sua taxa de rejeição aumentar vertiginosamente, superando o percentual de votos recebido. A sua candidatura, não sobreviveu a exposição a luz do sol. Se conseguirá se refazer do desgaste, só o tempo poderá mostrar.


Perdeu também o Governador Luiz Henrique, que não conseguiu transferir o seu carisma e votos para os candidatos que apoiou, tanto no primeiro, como no segundo turno. Até que ponto o seu prestigio pessoal sofreu desgaste, poderá ser avaliado na próxima eleição em dois anos.


O balanço final mostra mudanças sensíveis, que podem ou não se confirmar, na medida que cada um dos protagonistas aprenda da experiência vivida. Mas o grande vencedor é sem duvida Joinville.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...