27 de outubro de 2008

O PT na Prefeitura (2)

O PT venceu

A partir do resultado das urnas, deixou de ser uma possibilidade que o PT venha a governar Joinville, para passar a ser um fato. Carlito Merss conquistou 62,1% dos votos válidos contra 37,8% de Darci de Matos. Vale a pena comentar: surpreende que numa cidade com uma economia basicamente industrial, o PT não tenha chegado antes à Prefeitura. Também surpreende que o mesmo partido ainda desperte tantas dúvidas entre uma parte expressiva do eleitorado. Esta visão, desenvolvida ao longo de anos, projeta a imagem do PT como um partido sem quadros para governar Joinville, com dificuldade para negociar e compor.

A sigla não tem conseguido se manter no poder nas cidades catarinenses nas quais tem sido governo. Isso alimenta dúvidas sobre qual vai ser o nível de mudança que teremos chance de experimentar nos próximos anos. Pelo resultado de ontem, podemos confirmar a vontade de mudar que os joinvilenses têm mostrado e considerar esta nova página da nossa história, como um passo marcante. A opção que Joinville tem feito tem características próprias. O PT assumirá num momento diferente, de quando assumiu algumas prefeituras, como Blumenau e Chapecó.

O PT tem uma enorme responsabilidade: a de provar que o PT local não repetirá as mazelas e os erros que o partido tem cometido quando tem tido a oportunidade de governar. Não serão permitidos nem os vícios e defeitos que têm caracterizado a gestão atual, e tampouco serão tolerados outros que possam comprometer o desenvolvimento. O nível de tolerância será provavelmente menor.

Confirmanda a mudança, nos tocará viver tempos interessantes, nos quais será preciso aprender uma forma distinta de relacionamento entre poder público e sociedade. Mais aberta e participativa. As decisões deverão se transferir das sombras e do contubérnio entre poucos amigos e achegados para a luz e transparência das audiências públicas e dos debates com toda a sociedade. Uma forma de governar e de participar que, em Joinville, deve se remontar aos primórdios da Colônia e que tem sido convenientemente esquecida por uns e outros.

Publicado no AN

2 comentários:

  1. Olá, Jordi

    Realmente é intrigante pensar o por que de o PT não ter assumido o governo de Joinville ainda, numa cidade industrial e operária como a nossa, mas penso que as forças políticas de tradição e origem do povo Joinvilense que ostenta a segurança e o medo da mudança formaram uma boa salada para que isso não tivesse acontecido. Pois bem , realmente temos não que torcer, mas sim cobrar da nova administração sua promessas, promover discussões nos mais variados âmbitos da sociedade, porque é assim que se faz política, ou ao menos deveria. Vamos esperar a composição da câmara frente ao novo governo, se o bom senso e a articulação prevalecer a governabilidade acontece facilmente. Esperar um secretariado decente que esteja antenado nos problemas de Joinville, no que tange à educação que a Univille seja parceira da Prefeitura e vice-versa e que os outros setores sejam integrados, Joinville precisa se pensada, planejada e discutida. O que não pode acontecer sem dúvida é que o espírito petista de governar não esteja impregnado na base, porque daí vai querer todo mundo andar de carro preto quatro portas, motorista, cartão para almoçar e etc... Afinal de contas dar a Cezar o que não é de Cezar, até pode mais precisa de moderação!!!

    Penso que Carlito é um nome que contorne toda essa situação e articule Joinville com toda sua sociedade ou "toda sua gente", como ele dizia. Afinal de contas uma Joinville melhor é o que queremos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    O PT não assumiu a prefeitura na época em que assumiu Blumenau e Chapecó, porque encontrou em Joinville um candidato do tamanho de Luiz Henrique. Alem de outros motivos que você muito bem cita.
    Falar de um secretariado decente, parece pouco, porque decência e honestidade não devem ser diferenciais e sim pré-requistos. Decência e seriedade é o mínimo.
    Planejar Joinville e governar para todos através do dialogo, parece a única alternativa para esta cidade.
    Recuperar os valores éticos e morais, que no passado formaram a idiossincrasia de Joinville deve ser o objetivo de todos.
    Com relação a Carlito, vamos dar um voto de confiança alguém que teve uma votação tão expressiva e acompanhar com cautela cada passo e cada ação.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...