11 de outubro de 2008

Problemas e Soluções



A coincidência, num curto espaço de tempo, de um turbilhão de obras publicas, que tem deixado a cidade de pernas para o ar e a vida dos joinvilenses um pouco mais confusa, de amplos debates entre os candidatos e o encaminhamento de um pacote de leis que sem uma discussão ampla e transparente com a sociedade organizada, tem aportado na Câmara de Vereadores.

Fazem que o tema do desenvolvimento urbano e do futuro da cidade esteja em pauta e seja mais atual que nunca.

Ao professor Mario Henrique Simonsen é atribuída a frase “O problema mais difícil do mundo, se for corretamente enunciado, um dia poderá ser resolvido. Já o problema mais fácil, ao ser mal apresentado, é irremediavelmente insolúvel”.

Parece que este encaminhamento possa ser ao mesmo tempo o problema e a solução de boa parte das situações que a cidade enfrenta. A concepção de projetos e a execução de obras publicas, de uma forma apressada e que as vezes da a sensação de ser até atabalhoada.

A formulação de forma pouco coerente de problemas, que a cidade enfrenta, leva na maioria das vezes a soluções erradas, a dispêndio de recursos públicos de forma pouco econômica e até a problemas maiores que os que se pretendia resolver.

O desgaste da administração publica, que se divorcia de vez da sociedade é evidente. Tanto pela forma em que problemas e soluções se misturam de forma desordenada, especialmente na vida dos nossos vizinhos. Sem uma estruturação formal, sem uma discussão aberta e participativa. Como pela forma, que os problemas mal apresentados são resolvidos ou o que é pior permanecem como insolúveis, aos olhos dos técnicos e penalizam os cidadãos. Que deixam de confiar nas soluções apresentadas e buscam outras alternativas.

Nesta situação, a sociedade enfrenta um quadro de perda de confiança nas autoridades que foram eleitas para governar e que ao não ter mostrado capacidade para formular corretamente os problemas, parecem incapazes de apresentar as soluções. De nada adianta mostrar soluções, quando os problemas parece que são outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...