13 de outubro de 2008

Sistemas de governo

Em pleno segundo turno da campanha eleitoral, menos que discutir quem será o próximo prefeito, parece um momento ideal para debater, qual será o modelo de governo. Temos vários modelos que podem ser seguidos, com maior ou menor sucesso, de acordo com o modelo escolhido, poderemos ter resultados melhores ou piores.

A Democracia é um dos mais citados e a partir das suas múltiplas variações, como a Democracia Participativa, que cada vez é menos participativa e por tanto menos democrática.

A Ditadura, que deixou saudades, especialmente aqueles que dela curtiram as benesses e se por uma parte não requer dialogo, nem negociação, sempre parece que se sente mais a vontade com uma oposição forte e combativa, que lhe permite usar e abusar do seu saco de maldades.

A Tecnocracia, ou o governo dos técnicos, sistema perfeito, por prescindir do povo. O povo fica reduzido unicamente a um percentual, a um numero numa estatística.

A Plutocracia é o sistema de governo, que alcança a sua perfeição em algumas entidades empresariais representativas do nosso modo, mas genuíno de ser.

A Anarquia, que se por uma parte se apresenta como oposta a ditadura, pode ser um nível superior da própria democracia, numa organização na que ninguém manda e todos fazem o que bem entendem. Nenhuma autoridade é capaz de manter o equilíbrio da estrutura política, social, econômica. Em alguns casos Joinville parece ter chegado a este nível superior de democracia. Reservado a poucas sociedades desenvolvidas.

A Cleptocracia, se bem não é uma invenção ou uma novidade nestas terras, sim tem alcançado na nossa sociedade elevados níveis de aperfeiçoamento e de desenvolvimento, que fazem que mesmo nas menores comunidades seja praticada com sucesso.

Um nível superior da Cleptocracia e a Banditocracia, que tem a capacidade de unir num mesmo objetivo, os aficionados a marginalidade, que tem sua origem na classe media e que ao chegar ao poder, por ele são corrompidos, e os verdadeiros profissionais da marginalidade.

Finalmente e sem querer esgotar o tema e Aristocracia, que é a organização social e política em que o governo é monopolizado por um número reduzido de pessoas privilegiadas, não raro por herança ou origem. Na nossa sociedade existem constantes iniciativas para novos grupos e novos clãs, para utilizar este sistema de governo para se perpetuar no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...