30 de agosto de 2012

A Coca-cola e o Mocochiche


A Coca-cola e o Mocochiche

O presidente Evo Morales desde o alto da sua sabedoria e conhecimento há proposto que a Bolívia abandone a bebida dos imperialistas e adote como bebida oficial o mocochiche. O tradicional bebida boliviana elaborada a partir de pêssegos desidratados.

Os dirigentes latino americanos nos brindam com estas perolas de sabedoria e mudam por decreto os hábitos e até as tradições de um pais e de uma cultura. Demonizar a Coca-cola é um esporte nacional em algumas republiquetas tropicais. A bebida representa o imperialismo americano e ele é o responsável por todos os males e problemas que vive a nossa sociedade. Atacar a Coca-cola, ao Mc Donalds, a Nike ou a qualquer uma das grandes corporações multinacionais é a forma de unir a sociedade contra o inimigo externo. Também aqui é mais fácil demonizar alguns críticos que resolver os problemas. Mas voltemos ao Mocochiche.

O Mocochiche é obtido a partir da reidratarão de pêssegos secos, produz uma bebida adocicada de cor amarelado, num sistema artesanal e popular na maioria das famílias. O pêssego é originário da Ásia e chegou na Europa a traves da Pérsia, posteriormente foi trazida a America pelos colonizadores espanhóis e portugueses. Uma fruta de origem exótica que passou a formar parte da paisagem e da gastronomia americana pela ação dos colonizadores, uma situação no mínimo curiosa. No caso da Coca-cola a formula original de John Pemberton, continha, entre outros ingredientes secretos, Coca e Noz de Cola. Estes produtos são tão importantes na sua composição que foram usados para formar o nome comercial da bebida. Curiosamente tanto a coca como a noz de cola são ambos produtos originários da América tropical, no caso da coca os maiores produtores do mundo são o Peru, a própria Bolívia e a Colômbia exatamente nesta ordem. A noz de cola é também de origem americana e entre outras virtudes ajuda a combater a fome.

E é assim como graças a uma genialidade, a Bolívia passara a promover uma bebida obtida de uma fruta asiática, trazida ao continente pelos terríveis e ferozes conquistadores espanhóis em detrimento de outra que tem na sua composição plantas e frutas genuinamente americanas. 

2 comentários:

  1. Me admira você falar em mudança que está chegando e fazer uma crítica desse nível para um país que está "expulsando" as multinacionais por falta de clientes e não por decreto.

    ResponderExcluir
  2. Ivan,

    Não acredite em tudo que escrevem por aí. O Mc Donalds não esta sendo expulso da Bolívia ou coisa parecida, saiu da Bolívia já faz mais de 4 anos e justamente agora, quando no Brasil é divulgado que esta sendo expulsa do pais, a multinacional americana esta ensaiando uma volta.

    Estas jogadas de marketing politico em geral são só isso "jogadas de Marketing" a Coca-cola continuara sendo vendida na Bolívia e a defesa institucional do Mocochiche não passa disso de uma defesa institucional.

    Os ventos de mudança são os que nascem desde a própria sociedade, não os que se fazem por decreto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...