15 de julho de 2010

Reflorestando a Beira Rio

Aos poucos começam a ser replantadas algumas arvores na Avda. Beira Rio, a iniciativa que é digna de elogio, vem também com algumas inconsistências, provavelmente na esteira da febre ambientaloide que toma conta de alguns gabinetes de Joinville.

Confundir arborização urbana com reflorestamento ou recuperação ambiental é um erro comum, motivado quase que a partes iguais pelo desconhecimento e pela ansia de recuperar décadas de descaso ambiental. Em geral se recomenda que na arborização urbana se utilizem para a escolha das arvores, critérios que facilitem a manutenção. Em geral todas as arvores de uma rua são da mesma espécie, o que permite programar as podas e as manutenções na mesma época do ano. Também a racionalização da escolha permite que todas tenham um desenvolvimento semelhante o que ajuda a obter um resultado melhor.

Imaginar que numa faixa de pouco mais de um metro de largura seja possível recriar a biodiversidade da mata atlântica, não parece boa idéia, ainda mais quando a poucos metros viceja ainda a diversidade do maior pulmão que Joinville preserva, o Morro do Boa Vista.

Fazer as escolhas corretas ajuda e evitar problemas futuros e permitirá utilizar melhor os recursos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...