26 de julho de 2010

Os argentinos estão ficando loucos (*)


Os argentinos estão ficando loucos

Em recente viagem a Buenos Aires, cheguei a conclusão que os nossos vizinhos do sul endoidaram de vez, em quanto aqui retiramos calçadões para ceder mais espaço para os automóveis, la eles fazem o contrario e constroem novos calçadões. O ultimo a rua Reconquista, que não sou passou a ser uma rua para pedestres, como ainda tiveram a ousadia de permitir que os bares e restaurantes, que não são poucos, a ocupem com mesas e cadeiras, a convertendo de fato numa via gastronômica. Repleta de forâneos e locais que passam a usufruir de um novo espaço de lazer.A rua recebeu ainda novas arvores e bancos, bicicletarios e lixeiras, para completar a intervenção urbana.

Como aqui nós vamos por outro caminho, ou melhor, dizendo percorremos o mesmo caminho porem em outra direção, só que queda desejar que os malucos sejam eles e que nós sejamos os que estejamos certos. Ainda que confesse que a cada dia tenho mais duvidas. A priorização do pedestre deveria ser facilmente perceptível para alguém que aqui chegasse, mesmo que proveniente de outra galáxia, pela largura das calçadas, pelos sinaleiros específicos para pedestres, pelos bancos nas calçadas, que estimulariam os pedestres a descansar, pelas arvores que com a sua sombra refrescariam a caminhada e proporcionariam uma melhor qualidade do ar.

Como estes simples indicadores não são facilmente perceptíveis e em geral, as calçadas dos próprios municipais não são as que melhor servem de exemplo, é cada dia mais clara a percepção que o pedestre não é prioridade, nem desta administração, nem dos nossos urbanistas e planejadores municipais.

Para completar esta percepção, que desejo errada. Esta mesma administração municipal olha para outro lado, quanto a inclinação das calçadas e aos rebaixos dos meio fios feitos a revelia da lei, comprometendo a segurança dos pedestres e estimulando que os automóveis ocupem o pouco espaço que quedou para que os pedestres dividam com postes, lixeiras, buracos e agora com carros entrando e saindo, quando não manobrando sobre as próprias calçadas. O que é ainda pior, alenta mudanças na legislação para legalizar o rebaixo do meio fio, fazendo das calçadas um espaço ainda mais perigoso para os pedestres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...