24 de julho de 2010

Reproduzindo

Não é gozação. O decreto, copiado mais abaixo, foi publicado no Diário Oficial da União de 2 de Junho de 2010.
É tão surreal que vale a pena a perda de tempo e ler.

Você sabe o que é FUNAFUTI?

FUNAFUTI

Não se preocupem o título deste e-mail não é um xingamento. A mãe de todos está devidamente preservada. Como vocês são incultos e desconhecedores da geografia e da diplomacia mundial, aqui vai uma explicação.

FUNAFUTI é a capital oficial de TUVALU, um grupo de nove atóis coralinos que fica no Pacífico, logo ali na Polinésia. Trata-se de uma monarquia constitucional que faz parte da Commonwealth, ou seja, S.M. Elizabeth II é a chefe de Estado, tem um Governador Geral, mas quem manda mesmo é o primeiro ministro escolhido pelo Parlamento composto de 15 membros.

A população de Tuvalu (os tuvaluanos) atingiu em 2009 a espantosa cifra de 12.273 habitantes, praticamente todos descendentes de samoanos. Como os missionários ingleses, em nome de Deus, acabaram com a religião local, hoje 87% da população é cristã protestante, 6% não tem religião e 0,6% são ateus.

A economia de Tuvalu (PIB 14,8 milhões de dólares) é baseada na exportação de COPRA e PANDARA. Não me perguntem o que é isso; eu confesso que não sei. Creio tratar-se de algum produto primário vegetal, mas aceito outras explicações mais científicas. (comentário deste Blog COPRA é a polpa seca do coco, de PANDARA, nenhuma informação)

Aquele país vendeu seu domínio na Internet (tv) para uma empresa americana, por 50 milhões de dólares pagáveis em 12 anos, o que elevou em 50% seu PIB! Outra fonte de renda é a venda de sua bandeira para navios estrangeiros.

Não existe estação de TV em Tuvalu (eles são felizes e não sabem). Há somente um jornal impresso que circula de 15 em 15 dias, cuja tiragem é de 500 exemplares.

Mas por que estou falando de Tuvalu para vocês?

É que a diplomacia do nosso Grande Guia criou uma embaixada em Tuvalu, mais especificamente na capital Funafuti, por meio do Decreto 7.197 de 02 de junho de 2010.
Creio que o Itamarati está esperando a população de Tuvalu atingir a cifra de 20 mil para então alugar uma oca naquele país e instalar definitivamente a embaixada. Vai ser mais um grande feito da nossa diplomacia, equiparável ao acordo nuclear com o Irã.

Realmente é impressionante como um governo torra recursos do erário e permanece bem avaliado pelo povo.


(comentário deste blog o Decreto existe é corresponde a informação divulgada)

Dispõe sobre a criação da Embaixada do Brasil em Funafuti, em Tuvalu, cumulativa com a Embaixada em Wellington.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 43 do Anexo I ao Decreto no 5.979, de 6 de dezembro de 2006,
DECRETA:
Art. 1º Fica criada a Embaixada do Brasil em Funafuti, em Tuvalu, cumulativa com a Embaixada em Wellington.
Art. 2º O art. 1º do Decreto nº 5.073, de 10 de maio de 2004, passa a vigorar com a seguinte redação:
“LXXXVI - Funafuti (Tuvalu), com a Embaixada em Wellington.” (NR)
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 2 de junho de 2010; 189º da Independência e 122º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Antonio de Aguiar Patriota

Este texto não substitui o publicado no DOU de 4.6.2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...