15 de julho de 2010

Voando a cegas


Voando a cegas


A divulgação pelo IPPUJ da pesquisa OD (Origem – Destino) apresenta uma coleção de dados interessantes, o principal que chama a atenção é que nunca antes tinha sido feita uma pesquisa destas características, com este nível de detalhamento e de profundidade. A ultima pesquisa de OD foi realizada em 2003, sem esta profundidade, e os demais estudos feitos até hoje foram pesquisas destinadas a monitorar o transporte coletivo, as chamadas pesquisas embarcadas e de intenção de embarque. Direcionadas por tanto para um único modal de transporte, o transporte coletivo, por tanto sem a abrangência da pesquisa atual.


A Joinville policentrica de que tanto se fala, começa a mostrar agora uma nova realidade de cidade com forte impacto sobre a vida das pessoas e sobre a economia da cidade. Parte da crise do transporte coletivo, pode ser hoje resultado da implantação da tarifa única, que barateou as passagens para as distancias mais longas e encareceu de forma considerável as viagens curtas, o que levou a população a fugir do transporte coletivo, contribuindo para o desequilíbrio do sistema.


Pretender planejar a cidade sem dados precisos e atualizados, parece uma temeridade. A falta de pesquisas sistemáticas pode explicar o excesso de achismo e a falta de dados técnicos para balizar a maioria das iniciativas e experiências que a cidade e especialmente o IPPUJ tem tomado nos últimos anos. Tomar decisões baseado em informações reais e verazes deve levar a um aumento significativo do índice de acerto das decisões do IPPUJ e representará uma economia sensível de recursos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...