3 de julho de 2010

Analise Econômica

Analise Econômica

Nada como uma visita ao supermercado para poder fazer uma rápida analise económica da situação de um pais. Aqueles que, como eu, são economistas amadores, podem tirar grandes conclusões de uma visita a um supermercado.

É interessante compartilhar esta avaliação com os leitores e eventualmente poder complementar os dados recolhidos.

Quando num supermercado local, a geleia de 300 g, importada da França e de uma marca conhecida internacionalmente, em embalagem de vidro e com tampa metálica, custa praticamente o mesmo preço que uma geleia local de uma marca conhecida, com embalagem de plástico e com 200 g, é possível concluir que o setor de geleias no Brasil não tem competitividade internacional.

Quando uma mostarda alemã de primeira qualidade, custa menos que outra local, de qualidade inferior e com a mesma embalagem e peso, alguns especialistas podem concluir que o produto local e a industria do setor, pode ter dificuldade para alcançar mercados mais exigentes.

Em resumem, a possibilidade que estejamos as portas de um novo estelionato eleitoral, parece aumentar a cada dia e não seria a primeira vez que ocorreria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...