28 de setembro de 2009

Internet e Desenvolvimento

O que tem em comum os aeroportos e hotéis de Cochabamba, La Paz, Lima, Bucaramanga, Cartagena ou Bogotá? Todos eles disponibilizam o serviço de acesso a internet banda larga de modo gratuito.

Em quanto no Brasil a Infraero não permite o acesso gratuito a internet nos seus aeroportos. No seu afã por dificultar o acesso, os nossos aeroportos não tem quase tomadas para conectar e recarregar computadores. No aeroporto de Bogotá, tem grandes bancadas com tomadas e bancos em que os usuários de internet podem utilizar o serviço gratuito. Aqui muitos hotéis consideram o serviço de Internet um luxo, pelo qual o cliente precisa pagar valores que por um pacote de 4 horas podem representar 50 % do valor de uma assinatura mensal de banda larga. Em outras palavras um roubo.

Se acreditamos no discurso da universalização do acesso a internet. Devemos defender que a internet deve estar disponível para todos, o próprio governo deveria disponibilizar o serviço nos aeroportos administrados pela lucrativa Infraero, que faz do seu monopólio um exemplo negativo de gestão.

Paises como Bolívia, Peru ou Colômbia, são exemplos bem próximos de que é possível oferecer um serviço de qualidade e gratuito.

Um comentário:

  1. Caro Jordi

    Realmente tens razão. Qualquer pension backpackers (albergues de mochileiros) aqui na europa disponibiliza internet gratuita, já que hoje viajar barato em empresas Low cost e dormir em albergues é comum, não só para jovens, mas para coroas como eu.....e a comunicação é primordial..até pra indicar o proprio local em que se fica, para os amigos.
    Anselmo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...