19 de setembro de 2009

A Cidade Cansada


A cidade cansada

O título acima não se trata de cansaço físico: os joinvilenses são uma gente que se destaca pela vitalidade e pela inesgotável capacidade de trabalhar, progredir e melhorar. Porém, estamos obrigados a conviver com uma outra Joinville. Uma cidade em que a falta de iniciativa, a preguiça mental, a mediocridade e a pobreza de ideias criativas andam com inusitada frequência pelas salas e corredores do paço municipal. E, consequentemente, permeiam a cidade.

Recentemente, visitei, com diferença de poucos dias, Rio de Janeiro e Bogotá (Colômbia). As duas cidades oferecem aos seus cidadãos, de uma forma criativa e econômica, grandes espaços de lazer que são invadidos pelas famílias carentes de espaços abertos, seguros e gratuitos.

Sem precisar de complexos projetos de financiamento, de Fonplatas, BIDs e de outras fontes distantes de recursos, os administradores conseguem, com alguns cones, cavaletes e pouco mais de meia dúzia de agentes de trânsito, converter importantes avenidas da cidade em ciclovias, áreas para passeio e quadras de esporte. Nos domingos, entre as 7 e 14 horas, algumas das mais importantes ruas e avenidas de cidade têm o trânsito fechado para veículos para que seja possível se proporcionar uma invasão pacífica e multicolorida.

Joinville vive à espera de soluções criativas, não necessariamente custosas. A criatividade não é um ativo que abunda entre os nossos administradores públicos, exceto quando o objetivo é oferecer justificativas estapafúrdias para não fazer as coisas, para deixar de fazê-las ou para mascarar o que pode parecer desídia.

Quem tiver a oportunidade de visitar Bogotá num domingo, poderá passear pela arborizada Carrera 7, que atravessa a cidade de um extremo ao outro e usufruir de um parque linear que democraticamente acolhe a ricos e pobres. No Rio de Janeiro, as pistas que atravessam a Aterro do Flamengo, Ipanema ou Leblon trocam carros e ônibus por rollers, skates e bicicletas.

Em Joinville, a ainda arborizada Beira-rio poderia oferecer uma alternativa adequada para que ciclistas e pedestres pudessem usufruir de um espaço que hoje é pouco e mal utilizado. Com alguns cones, uns cavaletes, criatividade e um pouco de boa vontade, a Prefeitura poderia oferecer a Joinville um espaço para o lazer, sem delongas e sem enrolações. Iniciativas como esta poderiam mudar a imagem da cidade em pouco tempo.

Publicado no Jornal A Noticia

2 comentários:

  1. Oi Jordi tudo bem?

    Eu gostei do seu artigo, mais no final ainda qdo falou da rua Beira Rio eu topo e poderia ajudar e articular pra fecharmos a beira rio na parte em frente a prefeitura até o cruzamento com a Itaiopolis.

    O que você acha? Essa rua Não faz Parte da Minha regional mas é a divisa e como divisa nunca e de ninguém ou de todos estou tomando a liberdade de juntos tentarmos isso e ao meu ver é bem simples.

    Beijos boa semana

    Rocheli

    ResponderExcluir
  2. Rocheli
    Agradeço o seu comentario, a propsota era a de mostrar que é possivel mudar as coisas de forma simples.
    Fico feliz que aceite o desafio, Joinville precisa de mais pessoas que ocupem cargos publicos e que tenham a coragem de fazer as coisas.

    Parabens pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...