24 de janeiro de 2011

Exemplos de Planejamento Urbano

PERIMETRO URBANO - MORRO DO MEIO - LEI 318/2010



De continuar na mesma direção e com a mesma linha de planejamento urbano atual, que privilegia urbanição e o adensamento de Joinville, sem priorizar, eu diria sem considerar, a sustentabilidade e a redução dos riscos ambientais, teremos uma situação incontrolável. Ou pior ainda, surgirão outras implicações. O Legislativo Municipal tem aprovado as propostas do Executivo apenas com rápidas visitas e aferições visuais das áreas que terão seu uso modificado, declinando de sua prerrogativa de exigir estudos mais aprofundados.


Nos pronunciamentos de muitos técnicos que comentaram os acontecimentos no Estado do Rio de Janeiro que já contabilizou mais de 700 mortes, afirmam que para cada R$ 1 não investido em precaução serão necessários R$ 10 em recuperação. Tal afirmação agrava o quadro atual e gera mais preocupação quando o gestor público responsável pelo planejamento urbano afirma: “Cadê o dinheiro?” Lembrou meus tempos de infância quando procurava alguma coisa perguntava: Mãe cadê isso ou aquilo? Ao que ela respondia: “O gato comeu.”


Se não temos o dinheiro necessário para fazer as obras urgentes e necessárias para atender ao mínimo das demandas atuais, de onde teremos os 10 dinheiros adicionais para consertar a cada nova trovoada os estragos ocasionados pela falta de planejamento ou pelo que cada vez fica mais evidente que é o resultado de um planejamento ruim.


Temos sim dinheiro para campanhas publicitárias que dizem da limpeza de valas e rios, temos carros para vereadores, nos falta uma ação concreta no planejamento urbano. Começo a pensar seriamente em aceitar orientações de doutores em planejamento sobre onde deviam ser as cidades. Vamos mudar todos para Barra Velha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...