16 de janeiro de 2011

As prioridades da Conurb


As prioridades da Conurb



Confesso que gostaria de ver a mesma eficiência que a Conurb mostra para montar blitz para arrecadar sendo direcionada para o bem.


A cada nova chuva os mesmos pontos sofrem alagamentos, os mesmos pontos oferecem riscos e com freqüência, motoristas desavisados acabam com seus veículos presos numa rua alagada. Para os conhecedores da cidade, os pontos de alagamento e as áreas de risco já são conhecidos porque ano trás ano e chuva trás chuva são os mesmos. Pontos de risco que parecem ser ignorados pelos órgãos públicos, que não parecem ser capazes, nem de agir preventivamente, nem de ajudar posteriormente.


Como gostaria de ver os cegonheiros que usualmente são usados para transportar os veículos que estão em situação irregular sendo usados para resgatar veículos das áreas alagadas. Melhor ainda seria ver funcionando um operativo de segurança que informasse os motoristas das áreas de risco, das ruas e caminhos alternativos e das formas de contornar o perigo.


Melhor seria que as rádios da cidade transmitissem informações instantâneas sobre as situações de risco e as áreas a evitar. Que de uma forma geral a cidade estivesse preparada para uma contingência, ou uma tragédia que a cada dia parece mais próxima e que cada vez será mais grave.


O ideal, contudo seria que o poder publico, alem de não ter permitido a ocupação de áreas sabidamente alagáveis, e olhar para o outro lado para a ocupação de morros e encostas, agisse com a firmeza que só ele pode usar para remover os ocupantes destas áreas e com isto reduzisse o risco para os moradores e os custos para a sociedade. Ideal seria que o zoneamento destas áreas fosse alterado para evitar que continuassem sendo ocupadas, inclusive legalmente, como resultado da cobiça de uns e da omissão dos outros.


Sem estar preparados para agir com eficiência em situações de risco, sem sistemas de alerta e ação treinados, organizados e coordenados para agir de forma simultânea e com informações fidedignas , Joinville se vê obrigada a continuar lamentando as perdas materiais, curar os feridos e chorar os mortos. Esperando até a próxima fatalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...