23 de janeiro de 2011

Aonde tem alagado mais?

As imagens mostram dois momentos de uma mesma área. A região do Morro do Meio, uma das áreas que sofre com maior freqüência de alagamentos e enchentes. A região é cortada por dezenas de rios e córregos, que transbordam com facilidade. O bom senso diria que esta é uma região vulnerável e que não é recomendável a sua ocupação urbana.


O técnicos do IPPUJ tem, também neste caso, uma visão diferente do bom senso e propõem e apóiam a ocupação da área, aumentando o numero de moradores e garantindo mais trabalho para a Defesa Civil e os bombeiros a cada nova chuva.

A primeira imagem (em verde) mostra a planta que foi aprovada na Consolidação das leis de urbanismo.


A segunda imagem mostra o quanto já foi aumentado o perímetro urbano aproveitando o Macro-zoneamento. O avanço da cidade sobre áreas alagáveis, morros e espaços rurais tem sido constantemente proposto pelos técnico do IPPUJ que tem ignorado os alertas da sociedade e dos próprios órgãos ambientais. O resultado é a destruição de áreas de cultivo, maiores prejuízos para a cidade a cada chuva e maiores custos de recuperação de áreas que não deveriam ter sido ocupadas.



Até agora não tem faltado aviso. O que tem sobrado é cego e surdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...