23 de janeiro de 2011

Tem mais gente achando que o modelo esta errado

Verticalização

De grande lucidez e bom senso o comentário “Chuvas denunciam modelo de crescimento”, do jornalista Claudio Loetz (coluna “Livre Mercado”, 21/1), ao destacar que as chuvas estão denunciando nosso falho modelo de crescimento. Como especialista em direito ambiental, sempre me posicionei contrário à aplicação dos recuos previstos no Código Florestal dentro da cidade.

Mas estas enchentes diárias me fizeram repensar. Se a verticalização fosse positiva para evitar nossos graves problemas de inundações, São Paulo, uma das cidades mais verticalizadas do mundo, seria um verdadeiro paraíso.

A preservação parcial do verde nos morros de Joinville se deu ao preço da ocupação desenfreada dos mangues, mas os morros correm sério risco diante da pressão imobiliária, como se observa nas gigantescas muralhas de concreto sobre o morro atrás do antigo Anthurium Parque Hotel.

As cercanias das ruas Jacob Eisenhut e Otto Boehm também estão sendo impermeabilizadas pelo concreto dos prédios, da via ao topo dos morros. Parafraseando Loetz, é hora de agir pensando no bem-estar coletivo e não nas vantagens imediatas.

Estamos destruindo Joinville. A continuarmos nesta marcha, nossos netos vão querer se mudar daqui, como 51% dos paulistas sonham abandonar sua antes bela capital.

Carlos Adauto Virmond Vieira
Joinville

Um comentário:

  1. Bem lembrado, o morro do Santos Anjos (ou Conselheiro Mafra, dependendo do ponto de vista) tão marcante na infância de algumas gerações de Joinvillenses, SUMIU.
    Particularmente eu só percebi quando ele não estava mais lá, durante uma visita ao Centro Comercial cidade de Joinville. Se naquele prédio houvesse algum orgão público defendendo os interesses da cidade talvez notassem o exato momento em que o morro foi extraviado.
    Alguém saberia dizer para onde levaram o morro?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...