22 de janeiro de 2011

Duvida cruel

Depois de ler a coluna Livre Mercado do jornalista Claudio Loetz, fico com a duvida se o volume de sandices por cm2 publicadas na entrevista com o presidente do IPPUJ merecem ou não um comentário deste blog.

Inicialmente transcrevemos em azul as opiniões do presidente do instituto.

  • “Não podemos achar que sem construir mais prédios vai se acabar com as cheias; não vai”
  • “Quem autorizou a construção do Shopping Mueller em cima do rio Mathias”?
  • “o crescimento urbano se deu a partir de um processo desenvolvimentista em bases industriais, isto traz agravamentos urbanísticos, porém, a precipitação das chuvas está acima do normal”
  • “Defendemos, sim, que nossos rios e as matas ciliares sejam preservadas, mas não há solução de curto prazo; a questão deve ser estrutural”
  • A engenharia tem as soluções. Cadê dinheiro?
  • Dragar o rio Cachoeira é importante, mas é só um paliativo.
  • “Não estamos fazendo mea culpa; o ideal é que um município do porte de Joinville tivesse se localizado onde é Barra Velha, mas os colonizadores se instalaram aqui”.

A unica conclusão que se pode desprender das suas declarações é que NADA vai mudar na política de desenvolvimento urbano de Joinville, por tanto sem fazer mea culpa o presidente do IPPUJ continua tendo "muita certeza do que esta fazendo" Afortunadamente cada vez é maior o numero de pessoas que começam a colocar em duvida a sua "certeza". O comandante continua com o pulso firme segurando o leme em direção ao iceberg que esta na frente, sem mudar nem por um átimo.

Um comentário:

  1. Jordi, é curiosa a forma que o Luiz Alberto tem para falar sobre os problemas da cidade. passados 2 anos e alguns meses ainda não dá para seber a que veio e repete sistemáticamente a tentativa de desviar a resposabilidade levando a outros a eventual resposnabilidade, como se ali estivesse investido de imunidade a críticas e, principalmente, resposnabilidade de mostrar o que pensa e prtetenmde fazer. Para quem é mestre e doutor fica, no mínimo, a curiosidade em saber qual a fonte de tamanha inspiração ns seguidas respostas enigmáticas. Já que a ordem das respostas que deu ñada esclarescem, vou invertê-las:
    - Barra Velha? Isto é uma resposta séria ou uma brincadeira de mal gosto. Será que não tem alguém mais responsável para dar respostas fundamentadas, ou seremos obrigados a ouvir ou ler tamanhas barbaridades com tanta regularidade e frequencia? Mea culpa é o que faço por ter apostado meu voto num governo com tamanho despreparo.
    - Dragar o Rio Cachoiera é obviamente importante mas não para coisas malucas como o jetbus. O rio sofre influencia da maré e também recebe toda a contribuição da parte mais urbanizada da cidade. Fundamentos de hidráulica fariam bem ao Doutor para melhorara suas respostas a indagações tão importantes e, um pouco de conhecimento da história desta cidade lhe faria bem.
    - Precisamos de projetos bem elaborados, com planejamento executivo para buscar recursos. Agora, na campanha o Carlito disse que não faltariam recursos a Joinville. Onde estão estes recursos? Me parece que o conceito da administração também está abalada lá em Brasília, pois alguns municípios de Santa Catarina, que não são do PT, recebem muito mais dinheiro que Joinville para obras de macrodrenagem. Curioso não é?
    - O que significa "questão estrutural", alguém saberia explicar? Preservar os rios, O que significa isto? Nossos rios tem sofrido grande pressão por ocupação de suas margens ao longo da história. É preciso mudar o modelo de ocupação e adensamento. Por conta disto, a formulação das diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável estabeleceu propostas inovadoras que tem sido constantemente ignoradas e rasgadas pelo IPPUJ em sua saga para destruir nossas poucas áreas de várzeas, como a região do Águas Vermelhas, onde recentemente propuseram uma zona de expansão urbana, por exemplo.
    - Enfim, se a precipitação da chuva esta acima do normal, tendo pro base a excepcional explanação, suponho que a resposnabilidades de tantas gotas dágua concentradas seja então por culpa de uma urbanização extraída do modelo desenvovimentistas industrial de Joinville.....ahammm!!!! Agora sim eu entendi a situação.
    - E o Shopping Muller? Ele foi implantado sobre o Rio Mathias, bem onde já estava a antiga Tupy. É correto que isto foi errado, embora a lei da época permitisse, assim como boa parte da cidade ocupou as margens a tamponou boa parte do Mathias, Morro Alto e Jaguarão num passado em que a palavra meio ambiente e sustentabilidade não existiam. Porém, não podemos esquecer que há pouco tempo um novo shopping foi implantado sobre dois pequenos córregos que, mesmo denunciados e sob questionamentpos do MP, foi dado o alvará na atual administração. O presidente poderia exolicar qual modelo é este?
    - Por fim, construir prédios por si só não gera enchentes, como construí-los sim. A causas das inundações são históricas e deveriam ser enfrentadas ao invés de insistir num modelo de ocupação falido sem lógica nem direção protagonizadas pela equipe que "pensa" a cidade, propondo modelos de ocupação irresposnáveis, vinculados a interesses de grupos e pressões de especuladores. Este modelo nos legará um futuro brilhante? Que os céus tenham pena de nós.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...