26 de janeiro de 2010

Ciclovias e Ciclistas (*)


Ciclovias

Joinville tem implantado nos últimos anos alguns kilometros de ciclovias e ciclo faixas, a maioria dos usuários fica na duvida entre elogiar e criticar e na verdade se por um lado devemos elogiar que a cidade invista em ciclovias, sempre fica a impressão que é pouco, que não estão nos lugares certos e que por não estar interligadas, não estimulam o uso da bicicleta como uma opção real de transporte.

Algumas das ciclo faixas foram implantadas em ruas que pela sua topografia, desestimulam o uso pelos ciclistas, ou por ser muito movimentadas. Na Europa é normal que para as bicicletas se criem roteiros alternativos, mais seguros, menos ingrimes e mais adequados ao perfil dos ciclistas. Porem ao vincular nos projetos de asfaltamento das ruas o financiamento publico a construção de ciclo faixas a idéia que é boa acaba criando mais confusão que soluções.

A revista Galileo traz informações interessantes sobre mobilidade urbana, principalmente sobre os ciclistas, as ciclo faixas e a situação atual no Brasil. Claro que nunca esta demais lembrar que nada melhor que as estatísticas, para poder deturpar as informações, como dizia Churchill, existem as mentiras e as estatísticas. Bom vamos la:

- São Paulo tem apenas 17,5 km de ciclovias em ruas e outros 19 km em parques.
- O Brasil tem em total 2,5 mil km de ciclovias construidos em 280 cidades. Em 2003 eram só 600 km.
- Bogotá possui cerca de 300 km
- Berlim 625 km
- Paris 379 km
- Amsterdã 400 km

Outras informações:
- 7,4 % dos deslocamentos diários – 15 milhões de viagens – são feitos em bicicleta no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...