15 de janeiro de 2010

Cândido e Pollyanna

Cândido e Pollyanna


O jornal A Noticia dedica uma pagina completa a informar das 104 alterações que a Câmara de Vereadores incluiu na lei 28/08, que deveria ter como objetivo a consolidação de todas as alterações que a legislação urbanística da cidade sofreu desde 1996. 104 alterações não são poucas, desde quaisquer ponto de vista que se olhe.


O jornal buscou completar a informação entrevistando ao Arqt. Luiz Alberto, presidente do IPPUJ e ao Vereador Lauro Kalfels, que tem assumido publicamente o papel de protagonista e porta-voz deste projeto, e que assume a paternidade das 104 mudanças.


Os dois entrevistados assumem papeis bem diferentes, um assume o papel do Cândido de Voltaire, misturando ao mesmo tempo ingenuidade e esperteza. Não vê na lei nenhum problema ou risco para a cidade. Considera que a lei aprovada não terá vida longa e que rapidamente será substituída por uma nova. Melhor e mais adequada. Se ele tiver razão, qual seria o motivo de sancionar uma lei natimorta? Como justificar os dois anos de trabalhos árduos na Câmara, para uma lei que nasceria já sem validade?


O outro entrevistado incorpora o papel da Pollyanna de Eleanor H. Porter e ao mesmo tempo em que reconhece abertamente os erros que existem na lei aprovada pela câmara, brinca do “Jogo do Contente” restando lhes importância, minimizando seu impacto. Em alguns casos, ele diz que podem ter ocorrido erros de texto. Um deles é em relação à permissão para aumento da área construída para escolas em áreas residenciais. “Essa emenda foi retirada. Talvez tenha faltado corrigir o original”, afirma. A ultima afirmação é um exercício de cinismo, se faltou corrigir o original, que outros erros ficaram no texto aprovado? Qual foi a versão e o texto que os vereadores aprovaram?


Os links para as matérias publicadas pelo jornal A Noticia

São os seguintes

104 alterações (1)

104 alterações (2)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...