22 de janeiro de 2010

Rêmoras e Tubarões (*)


Rêmoras e Tubarões


As rêmoras são um grupo interessante de peixes, normalmente se encontram fixadas em outros peixes de maior tamanho, como tubarões, tartarugas ou arraias gigantes. Tem desenvolvido uma enorme capacidade de adaptação, fixados por uma ventosa ao corpo dos peixes maiores, viajam grandes distancias de carona, sem fazer esforço e ainda se alimentam dos nacos de comida que escapam a cada mordida.


Esta capacidade de adaptação encontra paralelo também na nossa sociedade. Os rêmoras são aqueles que constroem o seu projeto de vida aproveitando os nacos que escapam das mordidas dos peixes maiores. A relação de comensalismo que se estabelece entre os tubarões e as rêmoras e vice-versa, não é uma relação em que os dois ganham. Os rêmoras ao igual que os seus congêneres do reino animal, não oferecem nenhum beneficio para aqueles que os carregam, nenhuma retribuição. Ao contrario, reduzem a sua velocidade, aumentam o seu peso e os deixam menos ágeis.


As semelhanças entre uns e outros são surpreendentes. É fácil ver em volta dos nossos lideres, especialmente políticos, dezenas de rêmoras que crescem a sua sombra, que agindo como caroneiros sociais, só conseguem prosperar a partir das sobras dos peixes maiores, aproveitam o prestigio deles para se promover. Fique atento aprenda a identificar esta nova espécie de peixe que com tanta facilidade tem se adaptado tanto as águas poluídas do Rio Cachoeira, como principalmente as suas margens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...