Saúde Doente
A noticia que o ultimo dos seis aparelhos de raios-X do hospital São José quebrou e que o hospital não pode oferecer mais o serviço de raios-X, um dos atendimentos mais básicos e solicitados pela população, deve nos escandalizar. A mesma noticia, nos permite saber também, que os seis aparelhos do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt estão operacionais e funcionando. Em termos futebolísticos uma goleada de
O prefeito Carlito Merss, reconhece que o problema da saúde em Joinville, não é um problema de recursos e sim de gestão, o que, se não serve para aliviar as filas, deve servir para tranqüilizar aos milhares de pacientes que a cada dia procuram os serviços de saúde no município.
Numa cidade com 500.000 habitantes, dos quais mais de 180.000 são segurados do sistema de saúde complementar, é claro que não poderia faltar dinheiro. Uma parcela significativa da população, a traves do seu esforço e principalmente dos seus recursos, faz uma dupla contribuição, a obrigatória e a voluntária. Numa conta singela 500.000 pagam para poder atender a 320.000, não devem por tanto faltar recursos.
Se o problema é claramente de gestão, como o prefeito declara, a solução parece bem mais fácil, porque no caso de Joinville, o município desde faz anos tem a gestão plena do sistema. Não cabe por tanto procurar outros responsáveis que os que administram a nossa saúde e a nossa cidade. Ou será que o problema não é só de gestão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário