26 de janeiro de 2010

Noções Basicas de Administração Publica (*)


Em 2004, não faz tanto tempo, a praça do mercado municipal foi reformada, o orçamento foi de mais de R$ 600.000 o que não era pouco dinheiro e continua não sendo. Foi na gestão do prefeito Marco Tebaldi.


Como a prefeitura municipal insiste em não fazer nenhuma manutenção dos espaços públicos e não prevê orçamento nem para repor os elementos mais simples, em pouco tempo a imagem que fica é a do abandono e o desleixo. Como se alguém de nós não repintasse a casa de tanto em tanto, ou não cortasse a grama do jardim, em pouco tempo o jardim estaria tomado de mato e o gramado irremediavelmente perdido. Com Joinville não é diferente.


A falta de manutenção faz que o patrimônio publico se deteriore a olhos vista e que sejam necessários investimentos desproporcionais para revitalizar, reformar ou quaisquer outro nome que a administração de plantão venha a utilizar, para justificar o que fica difícil de justificar.


Esta forma de agir, não é exclusividade do executivo municipal, também o nosso legislativo, que inaugurou, incompleta a sua pomposa sede, faz menos de 5 anos, é já esta tendo que reformar-la e modificar-la. Em parte porque não teve a manutenção adequada, em parte e parece mais grave, porque o projeto não previa adequadamente atender as demandas básicas que se propunha. E os gabinetes dos vereadores ficaram acanhados e já precisam de reformas.


Esta forma de gerir os bens públicos esta baseada na equação:


BP = CB + FM + RC


traduzida seria BP (Bem Publico) = CB (Construção Barata) que deve ser entendida como da baixa qualidade e não como de baixo custo. + FM (Falta de Manutenção) que deve ser entendida exatamente como ausência total + RC (Reforma Cara) que não deve necessitar de maior esclarecimento. Esta equação traz os resultados que todos conhecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...