31 de janeiro de 2010

Joinville – Puigcerda


Joinville – Puigcerda


Puigcerda é um pequeno município espanhol, encravado nos Pirineus, a pouca distancia da fronteira francesa, com uma população de 10.000 habitantes. O seu caso poderia servir de exemplo para Joinville. Noves fora que cada caso é um caso é não tem ninguém mais ignorante que quem acha que já tem todas as respostas.


Em Joinville o tema do transito tem se estruturado a partir de uma premissa perigosa, a que os recursos para manter a estrutura de fiscalização são originários das multas, não existe outra fonte de recursos e isto obriga a ter que multar, para poder pagar as contas. A própria Conurb reconhece, que como tem faltado recursos, se intensificam as blitzes, para melhorar a arrecadação.


Esta situação cria a necessidade de multar, para poder manter toda a estrutura de fiscalização. Em geral a sinalização, as melhorias do trafego, as demais medidas educacionais e preventivas são preteridas em detrimento dos salários e dos gastos operacionais, que não fazem mais que aumentar a cada nova administração. A necessidade de multar e o estabelecimento de cotas mínimas de multas para cada agente, são iniciativas perigosas, que distorcem o objetivo da própria fiscalização.


O que tem a ver o exemplo da pequena Puigcerda? Naquele município os recursos arrecadados a cada ano pelas multas de transito são distribuídos entre os motoristas conscientes que não tiveram nenhuma multa no ano anterior. Aqui pelo andar da carruagem não sobraria nunca um centavo para distribuir, caso uma lei semelhante fosse aprovada pela Câmara de Vereadores, as despesas sempre aumentariam mais que o valor arrecadado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...