14 de janeiro de 2010

Chuvas, enchentes e cota 40


Chuvas, enchentes e cota 40


Duas coisas se repetem em Joinville com a mesma regularidade das marés, as chuvas e os intentos de modificar a legislação que preserva os morros acima da cota 40. As propostas para permitir a ocupação destas áreas voltam a cada nova legislatura com força e com argumentos renovados.


As fortes chuvas que não são uma novidade nestas terras deveriam servir de alerta e deveriam servir de aviso também as dezenas de mortes ocasionadas pelos deslizamentos em áreas da Serra do Mar, tanto no litoral carioca, como na baixada santista.


As enchentes em Joinville passaram a ser mais freqüentes e mais graves não pelo aumento da intensidade das chuvas e sim pela ocupação irresponsável e criminosa de áreas sabidamente alagáveis, pela impermeabilização da cidade, pela redução da calha de rios e córregos e pela construção desordenada de fundos de vale.


Os morros de Joinville pela sua formação geológica são bombas de efeito retardado que estourarão um dia o outro, se continuamos a sua ocupação seja por espigões ou construções precárias. A sua ocupação representa um risco desnecessário e um atestado de irresponsabilidade de toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...