6 de janeiro de 2010

Caças políticos


Caças políticos

Mesmo que o projeto FX2 para a substituição dos caças da força aérea brasileira tenha pouco a ver com o nosso dia a dia, como contribuintes, nos tocará pagar a conta do brinquedo novo.

A informação que a Força Aérea Brasileira, depois de anos de estudos e 30.000 paginas de relatório, considere a opção sueca da empresa SAAB, a melhor e que a opção defendida pelo presidente Lula, só tenha ficado em terceiro lugar, permitiu saber que a decisão final, será uma decisão política e não técnica.

Deve ser ótimo saber, que a nossa força aérea disporá da melhor opção política e não da melhor opção técnica. Em caso de necessidade real de uso, a diferença será sensível.

Em tempo, são fortes os vínculos entre a empresa francesa Dassault e o jornal Le Monde, que casualmente criou neste ano e outorgou o titulo de homem do ano, ao nosso simpático presidente. Quem faça quaisquer ilação entre o importante reconhecimento e a opção de compra pelo avião Rafale, da mesma empresa Dassault, pode estar se equivocando. Os méritos do presidente Lula, são tão fortes que o jornal francês decidiu criar este premio, que até agora só foi outorgado uma única vez, criado unicamente para ele.

O relatorio da FAB, considera a visão de quem operará o caça de combate e deverá considerar no seu orçamento os elevados custos de manutenção do caça francês, que custa o dobro da opção sueca. Lembrando que hoje a FAB mantem a maior parte do tempo suas aeronaves no solo, por falta de orçamento para operar.

O que ficou no ar ainda é a pergunta: Se a decisão for só política, para que fazer analises, estudos e abrir negociações? Se a decisão for política, só precisava emitir o pedido e mandar a conta para os próximos governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...