9 de dezembro de 2008

Mistérios da Ciência




Grupos de cientistas e pesquisadores estão tentando resolver um dos mais importantes mistérios da nossa cidade. Porque os buracos nas ruas sempre aparecem nos mesmos pontos?

Esta comprovado cientificamente que se numa rua tem um buraco, inevitavelmente outros aparecerão na mesma rua, do mesmo modo que depois de serem consertados. Num período de tempo que pode variar entre alguns dias ou no máximo poucas semanas, depois do conserto, o mesmo buraco reaparecerá exatamente no mesmo lugar.

Os diversos pesquisadores que desde diversos centros de pesquisa internacionais participam do grupo de estudos liderado e coordenado pelos engenheiros e pela competente e prestigiosa equipe técnica da Prefeitura Municipal de Joinville, não tem conseguido chegar ainda a nenhuma conclusão definitiva, porem algumas questões podem ajudar a direcionar os trabalhos.


A primeira teoria é a de que a qualidade do conserto, parece feita com um material biodegradável e não tem o objetivo de resolver o problema e sim o de manter ativo o contrato das empresas envolvidas na operação tapa-buracos da nossa cidade. Garantindo a sua permanente renovação.

Outra grupo de pesquisadores, sustenta a teoria, que o fato de utilizar materiais solúveis em água na mistura usada para tampar os buracos, pode ser a causa principal que os remendos, literalmente se desintegrem com as primeiras gotas de chuva, o que alias, aqui acontece com regularidade prussiana.

Porem a teoria que parece ganhar mais consistência é a de que a falta de um mínimo de seriedade, planificação e controle é o único motivo que pode justificar que um mesmo buraco seja consertado numa rua no mínimo 5 vezes em um ano. Na rua Presidente Costa e Silva, no Bairro América, por citar um exemplo que se repete em muitas ruas e em quase todos os bairros da cidade. Os mesmo buracos reaparecem uma e outra vez, com freqüência maior que as imagens da virgem de Medjugorje.


O bom senso recomendaria um mínimo de acompanhamento e controle, com o que facilmente os técnicos da prefeitura poderiam perceber o que é evidente para quaisquer cidadão que faça o mesmo percorrido todos os dias, que os buracos são sempre os mesmos e que alguns alem, de exigir sempre as mesmas manobras evasivas para ser evitados e tentar evitar o desgaste prematuro do carro, acabam recebendo, ao longo do ano apelidos carinhosos, que envolvem em alguns casos parentes muito próximos das nossas principais autoridades municipais.


Publicado no Jornal A Noticia

Um comentário:

  1. Buracos são resultado da falta de manutenção ou pésima qualidade de execução. Todo o asfalto bem executado deve ter uma vida útil de, no mínimo, 5 anos. O nosso asfaltao claramente deve ser feito com uma fórmula menos apropriada, talvez por conta da contenção de despesas. Mas tem outras coisas que não entendo. A Rua Dr. João Colin recebeu uma camada asfáltica antes de colocarem o tal do "corredor de ônibus". Pois bem, 2 meses depois a Prefeiura abriu uma duzia de buracos, muito bem planejados, pois estes são retangulares e, não tampou, como diz o jargão popular. Os buracos estão abertos e ficarão assim... Já a faixa do "corredor" esta começando a virar pó. Deve ser um asfalto do tipo Sonrisal, dilui ao contado da água. A rua Blumenau que também foi toda recapeadaa menos de 2 meses esta começando bem mais cedo a deteriorar. Surgiram algumas rampas ou tobogãns no asfalto que estão a emergir do solo. Deve ser para dar mais emoção ao passageiro de ônibus, para dar aquele friozinho na barriga, sabe? O ônibus passa e UUUUHHHHHHH!!!!! A administração deste prefeito só tem atenção agora para a Zona Azul. O Tebaldi ajuda o pobre coitado do Nédio a ganhar 25% de aumento na Zona Azul, depois da mais umas 165 vagas para amenizar o prejuizo do coitado do Nédio na Zona Azul e assim o pobre coitado do Nédio pode comprar uma Porshe Cayene nova, afinal precisa de dinheiro (260 mil dólares ou mais precisamente 500 mil reais) para renovar sua frota e, no ano que vem o Nédio em retribuição vai dar aquela ajuda ao pobre coitado do o Tebaldi que vai virar funcionário público denovo e não vai mais poder bancar suas misses ou, pelo menos a comprar também a sua Porshe. Maldade minha, isto não acontece assimm desse jeito, não é????!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...