18 de dezembro de 2008

Amanha


Vivemos numa sociedade em que os valores são cada dia mais voláteis, menos firmes. O que ontem era uma verdade inquestionável pode passar num curto espaço de tempo, não só a ser questionável, como pode com a mesma facilidade deixar de ser verdade.

É neste ambiente dinâmico e inconstante, que nós tocará viver cada vez com maior intensidade. Esta constante falta de referenciais faz que ao mesmo tempo, em que desenvolvemos habilidades novas para adaptarmos a esta situação. Teremos cada dia mais dificuldade, em poder escolher, quais são os pontos importantes que devem compor o nosso legado e quais os exemplos que precisamos identificar para as gerações futuras, que não são outras que os nossos filhos. Por tanto, não estamos falando de estranhos, nem de um futuro distante.

Conseguimos, em muito pouco espaço de tempo, menos de uma geração. Perder completamente, a nível coletivo, o conceito de certo ou de errado. Desde o “Rouba mais faz”, até “Ele não sabe de nada”. Passamos a aceitar que ética e moral, não sejam princípios básicos imprescindíveis para eleger um governante. Nem estou imaginando um presidente, hoje tenho certeza que a chance de se eleger para quaisquer cargo publico, diminui na medida em que a pessoa seja mais honesta, ou independente.

O numero de situações a que um prefeito, um secretario municipal, inclusive o presidente de uma entidade de classe, terá oportunidade de colocar a prova os seus princípios éticos e morais, aumenta a cada dia e os interesses envolvidos, podem atenuar de uma forma assustadora seriedade e a rigidez dos seus princípios.

Aumentar de uma canetada o valor do Cartão Joinville em 25 %, poderia ter feito tremer ligeiramente a mão de um administrador, que tivesse princípios firmes. Poderia na duvida, ter deixado a decisão para o próximo administrador municipal que deverá assumir nos próximos dias. Aprovar a compra de um imóvel inundável, atravessado por linhas de alta tensão, em plena área rural, para construir a Universidade Federal, poderia ter merecido uma analise mais profunda e conscienciosa. Porem os nossos lideres, são homens destemidos, a quem não treme a mão, nem enturva a visão, porque tem a certeza do futuro e do amanha. São estes alguns dos exemplos que precisamos explicar aos nossos filhos. Confesso que esta ficando cada vez mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...