30 de dezembro de 2008

O contador de centavos



Numa viagem recente, Sentou ao meu lado um menino de uns nove anos, ao seu lado uma senhora que pela idade e pelo carinho e atenção que lhe dispensava, só poderia ser a sua avó.
Pela frente duas horas de proximidade e de forçada intimidade. Aos poucos o menino começou a procurar nos bolsos da sua calça e das suas mãos ainda pequenas começaram a surgir moedas, pequenas moedas de um centavo, nem lembrava que existiam, de cinco centavos e algumas, poucas, de dez centavos.
O seu punho cheio de moedas se abria aos poucos e com a dificuldade natural de gente tão jovem, começou a contar, a formar pequenos montes, e durante tempo interminável, contou e recontou a sua fortuna.
O jovem poupador tinha conseguido o que aos seus olhos, parecia uma verdadeira fortuna, depois de contar e recontar, de trocar e voltar a trocar de um bolso, para outro, concluiu a sua tarefa. Não pude deixar de perguntar, quanto era o valor do seu tesouro, ele orgulhoso respondeu 3,42.
O orgulho na sua mirada, transmitiu, num átimo o quanto de esforço, o quanto de poupança estava acumulada naquela pequena fortuna. Não pude deixar de sentir uma pitada de orgulho, deste pequeno poupador, que construiu o seu pequeno tesouro na persistência, no esforço e na perseverança.
A experiência me transmitiu uma mensagem de esperança e me levou a acreditar que os valores do trabalho e do esforço, ainda têm vez e lugar neste país.
Acabou a viagem e ficou na minha memória a imagem da avó dizendo ao neto, com orgulho, você este rico e o brilho nos olhos do pequeno poupador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...