18 de dezembro de 2008

Finalmente, uma nova investida de bom senso


O Jornal A Noticia informa na sua edição de hoje dia 18 de Dezembro, que:

"O juiz Carlos Adilson Silva intimou na segunda-feira a Prefeitura de Joinville para podar as figueiras às margens do rio Cachoeira, no Centro da cidade, num prazo de 48 horas. O objetivo, segundo o juiz, é “diminuir o peso das folhas e galhadas que sobrecarregam e fazem pressão junto ao solo que se encontra fragilizado pelo acúmulo de água”.

O texto na integra se encontra em A Noticia

Mesmo que com certo atraso, finalmente a justiça tomou a decisão de obrigar a prefeitura a agir. A prefeitura, mais por birra que por outro motivo, apostou neste tempo tudo no quanto pior, melhor, torcendo para que as figueiras sofressem o impacto da falta de manutenção.
Afortunadamente a decisão do juiz Carlos Adilson Silva, põe um fim, nesta omissão e descaso que tem caracterizado esta administração que agora finda.
Seria ainda importante que foram cobradas responsabilidades, pela queda das árvores ( Tipuanas) da praça Nereu Ramos, árvores tombadas pelo decreto municipal 12.388 de 02 de maio de 2005, assinado pelo próprio prefeito Marco Tebaldi e que também por falta de manutenção acabaram caindo durante a forte chuva do dia 14 de Novembro.
Este blog já tinha se posicionado claramente sobre o tema, tanto das Figueiras, como das Tipuanas nos links: Laudo das Figueiras,
Árvores da Praça Nereu Ramos


Um comentário:

  1. Acertada a determinação do Juiz em mandar podar as figueiras.
    Semanas atrás, mais precisamente na ultima semana de novembro, comentei que as figueiras deveriam ser podadas urgentemente, para reduzir o peso das copas encharcadas - de água do Cachoeira. Essa redução de peso impediria o "afundamento" das mesmas nas margens - tambem encharcadas, reduzidas pela construção da via publica e influenciadas pela colocação do asfalto, fajuto politico e corrupto que foi usado.
    Estive hoje, domingo 21 de dezembro de 2008 defronte à Fabril Lepper, Museu Historico, Casa da Cultura, Forum Estadual, Justiça Federal e Camara de Vereadores analisando as figueiras.
    O serviço foi paralisado na 6a. feira ao final do expediente comercial e não houve por parte da contratada pela prefeitura, nenhuma preocupação em limpar a via publica, reorganizar a sinalização da rua onde se encontravam placas quebradas e destruídas pela equipe de poda, galhadas deixadas nos passeios e uma gigantesca quantidade lançadas ao Rio.

    Tudo induz a crer que o trabalho foi realizado por leigos sem o devido acompanhamento de um profissional habilitado um eng. agrônomo, florestal ou um técnico em arborização publica.
    No proximo comunicado tecnico passaremos a mostrar a força das raizes dessa figueira que se não podada permanentemente causa gigantescos danos por onde se infiltra.
    Trata-se de uma frondosa arvore, muito atraente, proporciona uma sombra confortante, não cria problemas com as folhas menos ainda com os pequenos figos que libera neste momento

    Boas festas.

    Gert

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...