4 de dezembro de 2008

Tecnicos avaliam novos cursos para a UFSC em Joinville

Técnicos e voluntários da sociedade civil organizada, estão analisando a luz das imagens do terreno previsto para a implantação do Campus da UFSC em Joinville, a possibilidade de propor novos cursos e transferir laboratórios e as atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Entre as alternativas apresentadas, estão a da transferência do Laboratório de Hidrologia, O Centro Tecnológico de Estudos da Humidade, Centros de Pesquisa para Anfíbios, O departamento completo de Ictiologia.
Entre os cursos propostos, podem vir a fazer parte do novo Campus Engenharia da Flutuabilidade, Ciências Aquáticas, com nível de doutorado. Os cursos de Engenharia de Produção Aquática e Molhada e uma licenciatura em áreas alagadas estão em nível de projeto.
Para concluir e aproveitando a aptidão do local, as praticas desportivas de remo, incluindo 8 com timoneiro, caiaque, natação de aventura, também devem ser localizadas no novo Campus. Além do Polo aquatico que ja esta confirmado.
A área porem não permite a implantação dos cursos de navegação oceânica, nem de atracação e manobra de petroleiros.
A fotografia de Rony Isago, foi publicado no site do Jornal A Noticia

3 comentários:

  1. Por estas e por outras é que escrevi um artigo ´para a notícia sobre o despautério que será a implantação da Universidade naquele local.
    E mais....aquela área é rural.......virando UFSC, virá a pressão e virará nova cidade....outro "o Novo Jativoca"
    Parabéns pelo escrito...talvez sendo hilário, se consiga demover os "governantes" deste novo erro de "planejamento" (?) em Joinville

    Anselmo F de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Anselmo,
    Não tem como concordar, com tanta bobagem que é feita. dificilmente o local escolhido poderia ter sido pior.
    Tratar o tema com ironia, é de fato um caminho.Porque as nossas autoridades parecem empenhadas em fazer de conta que não tem nada errado.
    Alias, o bom senso diz que areas de brejo devem ser mais baratas que as areas secas, porque teremos custos altos de drenagem e aterro.
    ainda que o maior absurdo é a pressão que se fará a partir de hoje, para desenvolver uma area e aumentar ainda mais o perimetro urbano.
    Isto quer dizer que na proxima enchente teremos mais gente para resgatar e maiores prejuizos economicos, pelo lucro facil de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer algumas propostas complementares para que a UFSC se instale na Curva do Arroz.

    No terreno que vemos na foto poderíamos oferecer para uma nova unidade da Doehler, de forma a instalar-se ali, sem custo, para que ela seja a primeira a implantar-se no polo tecnológico, por méritos de ter viabilizado esta área a UFSC.

    Poderiámos oferecer um condomínio fechado ao qual podemos dar o nome de Condomínio da Águas, ou como gosta o nosso Governador, Condomínio D'Arroz, bem ali onde apraece a foto na curva do arroz, já com a casas construídas para pessoas ilustres da nossa sociedade, como forma de retribuição por terem utilizado o dinheiro público para comprara este maravilhoso terreno. Pessoas responsáveis por adquirir esta área a custa de milhões dentre os eles:

    Marcos Tebaldi
    Udo Doehler
    Luiz Henrique da Silveira
    Darci de Mattos
    Carlito Mers
    Ideli Salvati

    Proponho ainda um clube, com piscina (se é que precisa) e tudo mais bam em baixo da rede e alta tensaõ da CELESC para que nossos ilustres moradores tenham horas de lazer e descanso, afinal eles precisam. Também gostria de que o camino de acesso ao condomínio tivesse que obrigatóriamente transport em nível o contorno ferroviário, pelo menos duas vezes.

    Ao final, deposi de 1 ano, faria uma auditoria ambiental no terreno e nas contas da aquisição dele para ver se ele é apropriado ao uso proposto. Caso não fosse apropriado, pelo menos os milhões gastos com a desapropriação não teriam sido em vão, pois afinal já estariam ali instalados alguns nobres e laboriosos políticos. Talvez fosse uma nova atração turística de nossa cidade. è este simples sugestão que deixaria ao blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...