16 de dezembro de 2008

Os novos navios negreiros



Chama a atenção a grande quantidade de empresas de construção chinesas que em pouco tempo, tem instalado os seus canteiros de obra em paises africanos.
O volume de empregados chineses na construção civil, só na Argélia, supera, de acordo com dados do ministério da Pequena e Media Empresa, os 70.000.
Um numero significativo. Em outros paises, principalmente naqueles com bons portos, é comum que a entrada de empresas construtoras chinesas, venha acompanhada de estranhos navios, que ancorados perto da costa, servem de alojamento para estes milhares de trabalhadores, que trabalham sete dias por semana, 52 semanas por anos, em turnos ininterruptos de mais de 10 horas. Em canteiros de obra que não param dia e noite.

Alem de concorrer de uma maneira desleal com empresas de outros paises, inclusive brasileiras, que em outras épocas, desempenhavam um papel de protagonista em grandes obras publicas internacionais. Este sistema de trabalho relembra os tristemente celebres, campos de trabalho e representa uma oportunidade de dinheiro fácil, para as empresas que empregam este tipo de mão de obra e principalmente, para os clientes que as contratam.

Importantes hotéis, resorts e principalmente grandes obras publicas, são resultado deste tipo de contratação. A perda de empregos nos mercados locais, a pratica de preços aviltados parecia afetar só ao setor industrial. Até pouco tempo atrás as reclamações, contra a concorrência desleal, que a China representava, se restringiam a alguns setores. Agora o modelo chinês ataca também o setor da construção civil e pode não estar tão longe o dia em que estes modernos navios negreiros aportem também em nossas costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...