1 de julho de 2008

Os prefeitos


Ao se aproximar o período eleitoral e depois de definidos os nomes que devem disputar, inicia o processo de escolha candidatos pelo eleitorado. Por gente como você e eu. Quais são os valores, que devem ser considerados na escolha do candidato?

Ao longo dos últimos, quase 25 anos tive oportunidade, por um motivo ou outro, de conhecer pessoalmente todos e cada um dos quatro prefeitos que governaram, alguns em mais de uma ocasião, a nossa Joinville.

Todos eles deixaram a sua marca indelével na historia da nossa cidade. Com cada um deles aprendi. Com alguns muito, com outros menos, mas foi ficando cada vez mais claro que aqueles que a população considerou os melhores administradores, tinham algumas características em comum, independentemente de partidos ou de ideologias.

Identificar os pontos que fazem de uns prefeitos melhores que outros, pode ajudar a escolher melhor, no pleito que se aproxima.

Sem nenhuma duvida, aqueles administradores que se destacam aos olhos da população são aqueles que por ter uma formação moral melhor, por ter princípios éticos, por praticar valores que são identificados e reconhecidos pelos joinvilenses. Os que mostraram na gestão dos recursos públicos a mesma parcimônia e cuidado, que cada um de nós utiliza na gestão da sua economia domestica. Os que administraram a maquina publica, com os mesmos critérios e valores, que servem de referencia a administração das nossas empresas. Os que depois de exercer o mandato durante quatro ou mais anos, não acumularam riquezas e bens superiores ao valor percebido na forma de salários e benefícios. Aqueles prefeitos que ao deixar o serviço publico, continuaram sendo os mesmos que antes.

O eleitor às vezes pode ser induzido a votar em um o outro candidato, como resultado das ações de marketing que permeiam a campanha eleitoral. E não poucas vezes depois de eleitos os candidatos empossados se transmudam de tal forma que ficam irreconhecíveis.

Por isto ao longo dos anos, o eleitor joinvilense aprendeu a guardar na saudade, a lembrança, mais que dos prefeitos, dos homens íntegros que governaram esta cidade, dos seus valores e dos seus princípios e procuram identifica-los em todos e cada um dos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...