25 de julho de 2008

Local global

Na medida em que o mundo fica menor, que as distancias desaparecem e que a tecnologia nos permite realizar atividades nunca antes sonhadas. Uma nova revolução muda as nossas vidas e a forma como enxergamos o nosso entorno.

Do mesmo modo que podemos acompanhar um evento mundial, no mesmo momento em que acontece e vivemos com a mesma intensidade o drama do Tibete ou o aumento do preço do petróleo no mercado de Londres, queremos saber mais do que acontece na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade.

Brasília aparece ao mesmo tempo perto e distante, a capital do estado, se confunde as vezes com um bairro próximo ou com uma remota cidade fora da nossa realidade quotidiana.

Queremos saber o que acontece aqui, que novos comércios se estabelecem no bairro, qual sera o impacto dos corredores de ônibus no nosso quotidiano. Quais serão os novos cursos que a universidade oferecerá. O nosso filho precisará fazer o vestibular aqui em Joinville ou terá que estudar fora. O dinheiro dos nossos impostos esta sendo bem administrado, o asfaltamento da minha rua esta previsto para este ano. Aumentou o policiamento. Pegaram os assaltantes do Bairro Gloria. Teremos finalmente um parque.

Estes temas que podem parecer banais pela sua paroquialidade, cada vez mais ganham importância, na medida em que o mundo vai ficando menor misturamos de uma forma desordenada as noticias e as informações confundimos o que esta perto e o que esta longe. Deixamos de diferenciar entre o local e o global.

É cada vez mais evidente que a nossa vida acontece aqui. Que o impacto das decisões que aqui se tomam, nos afecta de uma forma mais direta, que aquelas decisões que são tomadas mais longe e sem a nossa participação. De quais sejam os nossos interesses e as nossas atitudes hoje dependerá o nosso futuro amanha.

Por isto cada vez é mais importante o foco local. Para poder ter opiniões fundamentadas, precisamos de informações isentas, transparentes e principalmente voltadas aos temas que nos interessam.

O meu vizinho, a minha rua, o meu bairro, ganham desta forma uma nova dimensão. A nossa vida é local e a nossa aldeia é global

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...