3 de julho de 2008

O papel das associações de moradores


De uma forma natural, sem nenhuma ação ou iniciativa do poder publico, grupos de vizinhos que compartilham uma mesma rua, um mesmo bairro ou uma mesma região, se unem para defender os seus direitos, elaborar propostas e principalmente contribuir com a sua participação a construir uma cidade e uma sociedade melhor.

Este principio associativo tão forte, tem em Joinville uma força inusitada, com mais de 100 associações de moradores, representando todas e cada uma das comunidades, regiões e bairros que formam a tecido multicolorido desta cidade.

Existe uma abordagem diferenciada, os proprietários defendem o seu bairro e querem mudar as coisas, querem manter a sua qualidade de vida e ainda melhorar as condições de vida de todo o municipio.
As propostas das associações de moradores, compostas majoritariamente por locatários, tem um sentimento de precariedade. A transitoriedade do seu contrato de aluguel, não permite que se sintam parte do todo, e não se envolvem nas mudanças e nas reivindicações do bairro. Por isto a força e a representatividade das associações de moradores e tão desigual. As associações compostas principalmente por proprietários tem um comprometimento maior com o longo prazo, com ações estruturantes, as formadas principalmente por locatários, estão mais voltadas as ações de curto prazo, mais emergênciais e mais pontuais.

A cidade que tem associações de moradores atuantes e representativas é uma cidade mais forte, capaz de defender os seus direitos e ciente dos seus deveres, comprometida com a construção do seu futuro e zelosa do seu passado.

Frente a esta iniciativa popular, democrática e principalmente legitima, que surge dos anseios da sociedade, no que hoje se a dado em chamar de baixo para cima, ou desde a base, temos um movimento político, que tem como objetivo principal usurpar e tergiversar a vontade popular, para fazer das associações de moradores instrumentos de uma forma de administrar a cidade, concedendo benesses as associações alinhadas com o governo municipal e ignorando ou desconsiderando as propostas e reivindicações das demais.

Saber aproveitar e canalizar esta energia positiva, que representam as propostas e reivindicações das associações de moradores, garante o êxito das diferentes administrações municipais, desaproveitar este trabalho voluntarioso e desinteressado, alem de pura estultice, é uma desconsideração com a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...