9 de julho de 2008

Depois da Expogestão



Joinville, realizou a pouco menos de um mês, uma nova edição da Expogestão, evento consolidado, que reúne simultaneamente Congresso, Oficinas temáticas e Exposição, tudo voltado ao desenvolvimento da liderança empresarial e tendo como foco a gestão, como o diferencial para o desenvolvimento a partir da troca de experiências entre empresários de sucesso nacional e internacional

A Expogestão é ela mesma, um modelo de sucesso, de perseverança e do trabalho de um grupo de jovens empreendedores que acreditam no futuro. Um dos pontos altos desta edição e das anteriores e a abordagem da liderança, o papel do líder, não só nas organizações empresariais, também na sociedade e no âmbito familiar.

O modelo de liderança, esta intimamente ligado ao perfil do líder e a sua legitimidade, a origem e reconhecimento da sua liderança.

Na medida em que o pais aprende a conviver num sistema democrático, estes conceitos, passam a permear toda a sociedade, aparecem os conflitos entre os diversos modelos de liderança e de lideres.

Nos modelos legais e racionais, que se baseiam no cumprimento de normas legais e precisam do apoio das estruturas administrativas e burocráticas existentes, como o caso dos presidentes eleitos nas democracias. Estes modelos diferem da liderança tradicional, sustentada pelo status, até por um direito tradicional como os reis ou os chefes da tribo, entre as culturas indígenas ou nas sociedades menos democráticas.

Estes modelos se contrapõem cada dia mais a liderança carismática, quase sempre em oposição ao poder constituído e neste sentido, um modelo revolucionário, de contestação, que tem a sua força no poder que emana dos seus seguidores. Mesmo que num segundo momento este modelo de liderança possa assumir características comuns da liderança racional ou tradicional.

A forma como a nossa sociedade lide com cada um dos modelos e dos estilos de autoridade, definira o foco, não só da próxima Expogestão, definira o modelo de sociedade que nos tocara viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...