2 de julho de 2008

Calçadas e piso táctil


Joinville é uma cidade de fortes contrastes, podemos tranquilamente conviver com empresas informais, às vezes clandestinas e empresas formais, multinacionais, presentes simultaneamente na China, na Europa e nos Estados Unidos.

Do mesmo modo convivemos com contrates que moldam o nosso caráter e o nosso futuro, por citar um exemplo interessante, implantamos na área central, calçadas equipadas com piso táctil, para facilitar a integração dos deficientes visuais, compostas por ladrilhos hidráulicos com relevo em círculo para indicar mudança de piso e o retangular mostra a direção. A medida conta com o apoio não só do CONDEF ( Conselho Municipal do Deficiente Físico) como também da ABCP ( Associação Brasileira de Cimento Portland) que tem visto aumentar vertiginosamente as suas vendas, como resultado da febre da acessibilidade.

A iniciativa da acessibilidade, nos coloca na frente de cidades como Nova York ou Paris, que não contam com este tipo de vantagem, menos ainda com a intensidade que as estamos implantando em Joinville, em poucos anos todas as calçadas da área central estarão dotadas deste piso. Construídas com recursos públicos.

Por outro lado, nos bairros a realidade é outra, a maioria das ruas não dispõe de meio fio e menos ainda de calçadas, os pedestres são obrigados a circular pelo calçamento, o que representa um risco para a sua segurança e propicia não poucos atropelamentos.

Esta é a Joinville dos contrastes uma cidade aonde os pedestres não podem contar com sinaleiros específicos na maioria de cruzamentos, mas aonde é possível contar com algumas das mais modernas e sofisticadas tecnologias nas calçadas.

Pouco importa, que o projeto se concentre só no área central, importa muito menos ainda que com os mesmos recursos, poderíamos melhorar muito a segurança de muitos joinvilenses de a pé, que não podem contar nem com calçadas nas suas ruas.

O importante é poder mostrar imagens de uma Joinville moderna, segura e florida, mesmo que seja em pouco mais de meia dúzia de quadras do centro, como se só esta fosse a Joinville que interessa.

Existe uma distancia enorme entre a Joinville do Boulevard, das calçadas com piso táctil, com calçadas largas e arborizadas, com ruas que são re-pavimentadas a cada pouco. E a outra Joinville, que acorda cedo, trabalha duro, e precisa caminhar no meio da rua, porque não tem calçada e que por não ter, não tem nem placa indicativa do nome da rua e ainda muitas vezes não tem nem rua pavimentada.

Joinville é ao mesmo tempo como Nova York e Yaounde. Separadas só por poucas quadras.

Publicado no Jornal A Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...