15 de dezembro de 2009

Orgulho

Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande.


Orgulho local

Sentimos orgulho do nosso estado, da nossa cidade, da nossa rua, quanto menor o nosso referencial, maior é o nosso orgulho. O orgulho pode ser entendido como soberba em alguns casos, ou como um conceito exagerado de si próprio, e neste contexto tem uma conotação negativa, também entendemos como orgulho, o brio, ou o sentimento de dignidade, que nos leva a defender com veemência as nossas origens e crenças.

Este duplo sentido, ao mesmo tempo positivo e negativo, deve nos levar a moderar o uso desta expressão. Quando uns e outros, desenvolvem campanhas de forte bairrismo, com o objetivo de estimular e fomentar o conceito abstrato do orgulho local, devemos estar atentos. Porque em muitos casos acabaremos nos transformando, em massa de manobra e estimulados a apoiar uma forma de agressão. Não poucas vezes escutamos a formadores de opinião, desacreditar aqueles que têm uma visão diferente e ousam discordar da linha oficial de pensamento, e acusam aos desafetos de não fomentar o orgulho local. O orgulho de ser, de se sentir daqui.

O despertar deste sentimento de orgulho local, se situa mais próximo da soberba e conduz facilmente a perda da noção de realidade. Produz uma imagem de Joinville como sendo a melhor cidade do mundo, a mais rica, a mais limpa, a dos jardins mais floridos, a dos políticos mais honestos. Sem que nem sempre os valores sejam verdadeiros, nem verificáveis objetivamente. Acabamos criando uma realidade fantástica, inexistente e o que é pior a defendemos com uma paixão e as vezes até com uma agressividade que surpreende e assusta.

Este orgulho local tem como particular o fato de não representar nenhum resultado pratico, o orgulho incondicional a Joinville, distorce a realidade, nos impede de melhorar o muito que pode e deve ser melhorado, nos cega e impede que vejamos a cidade como ela é, por acreditar na nossa soberba que somos os melhores, que nada pode ser superado. A exploração política deste sentimento de orgulho faz que políticos inescrupulosos, que não tem faltado, façam dele uma ferramenta para a destruição urbana e rural desta cidade, da sua identidade e inclusive do seu futuro. Construindo uma imagem diferente da real e da que cada dia é mais difícil se orgulhar. Atacando com virulencia que ouse discordar deste triunfalismo oco e sem sentido.

Publicado no jornal A Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...