1 de dezembro de 2009

As corridas perdidas



As corridas perdidas


Podemos perder uma corrida depois de um grande esforço, ou podemos perder uma corrida que desistimos de correr. Abandonar uma corrida que nos leva ao futuro não é uma decisão inteligente, porque nos alija, não só do nosso futuro, condena também aos jovens a um futuro de dependência e atraso.


A falta de investimento em programas e projetos de inovação e tecnologia, a ausência de propostas alternativas que estimulem a criatividade e que tenham como objetivo abrir as portas de um mundo novo.


A decisão de investir em tecnologia e em inovação é a única alternativa com perspectivas de futuro, para desenvolver um modelo económico de agregação de valor. O desenvolvimento de um modelo de competitividade sistémica que coloque Joinville com possibilidades reais de desempenhar um papel de destaque no futuro e de oferecer oportunidades para os jovens.


Nem o investimento em tijolo, nem a implantação de empresas movidas a incentivos e a renuncia fiscal, são opções de futuro. Se servem para gerar emprego, não geram nem conhecimento, nem proporcionam avanços tecnológicos. Não melhoram a nossa qualidade de vida, não agregam valor a nossa cidade e não nos fazem mais competitivos. O investimento em incubadoras, em distritos tecnológicos ou em empresas inovadoras, É o caminho para um futuro prospero.


A falta de uma visão estratégica para Joinville, faz que nós contentemos com gerar empregos de baixo valor. Que o investimento em centros comerciais ou em construção civil seja visto como um avanço e um modelo de modernidade. Estamos estabelecendo as bases de um futuro míope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...