As corridas perdidas
Podemos perder uma corrida depois de um grande esforço, ou podemos perder uma corrida que desistimos de correr. Abandonar uma corrida que nos leva ao futuro não é uma decisão inteligente, porque nos alija, não só do nosso futuro, condena também aos jovens a um futuro de dependência e atraso.
A falta de investimento em programas e projetos de inovação e tecnologia, a ausência de propostas alternativas que estimulem a criatividade e que tenham como objetivo abrir as portas de um mundo novo.
A decisão de investir em tecnologia e em inovação é a única alternativa com perspectivas de futuro, para desenvolver um modelo económico de agregação de valor. O desenvolvimento de um modelo de competitividade sistémica que coloque Joinville com possibilidades reais de desempenhar um papel de destaque no futuro e de oferecer oportunidades para os jovens.
Nem o investimento em tijolo, nem a implantação de empresas movidas a incentivos e a renuncia fiscal, são opções de futuro. Se servem para gerar emprego, não geram nem conhecimento, nem proporcionam avanços tecnológicos. Não melhoram a nossa qualidade de vida, não agregam valor a nossa cidade e não nos fazem mais competitivos. O investimento em incubadoras, em distritos tecnológicos ou em empresas inovadoras, É o caminho para um futuro prospero.
A falta de uma visão estratégica para Joinville, faz que nós contentemos com gerar empregos de baixo valor. Que o investimento em centros comerciais ou em construção civil seja visto como um avanço e um modelo de modernidade. Estamos estabelecendo as bases de um futuro míope.
Nenhum comentário:
Postar um comentário