12 de dezembro de 2009

No Contrapé

No Contrapé


A decisão, que lamentavelmente não é de hoje, de priorizar o veiculo em detrimento do pedestre, mostra o quanto estão desorientados nossos planejadores e técnicos. As medidas, propostas pelo executivo, com objetivo de reduzir as calçadas, já inexistentes em vários pontos da cidade, para que os pedestres as tenham que compartir com os veículos, são pouco inteligentes.


Quando todas as cidades procuram priorizar os pedestres, aumentar as suas áreas verdes e fazer das calçadas o espaço publico mais importante e seguro, aqui estamos no contrapé, avançando na direção errada. Priorizamos os veículos, negamos o espaço ao pedestre e o que é pior, desenvolvemos projetos para aumentar o caos, em que tem se convertido o transito da cidade, aumentando o adensamento em ruas, ruelas e servidões, que não tem condições para receber maior volume de veículos.


Ao permitir que os recuos que já eram pequenos diminuam mais, ao estimular o adensamento de uma cidade sem ruas com a largura adequada, estamos estabelecendo as bases de um futuro em que passaremos mais tempo sentados dentro de carros que não chegarão a nenhum lugar. Construir mais prédios e prédios maiores, sem a infra-estrutura necessária é um suicídio urbanístico.


Sem calçadas adequadas, a insegurança para os pedestres será maior e deveremos estar preparados para conviver com um numero maior de acidentes de transito com pedestres como vitimas. Algo que parece não preocupar as nossas autoridades, que agem com irresponsabilidade infantil. Do mesmo modo que não mostram a menor preocupação, pelos repetidos acidentes, inclusive com mortos em ruas que não dispõem da sinalização adequada, das medidas de segurança recomendadas, nem a fiscalização necessária.


Publicado no Jornal Noticias do Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...