12 de dezembro de 2009

Ainda sobre as figueiras de Beira rio

O jornal A noticia publico a carta de um leitor que reproduzimos (em azul ) e comentamos (em vermelho)

  • As figueiras de Joinville

    Acompanho a polêmica sobre as figueiras da Beira-rio, muitos a favor de sua manutenção, poucos contra. Destes, a maioria políticos. Sempre me espantou a falta de visão destes últimos, normalmente sempre preocupados apenas em angariar votos para as próximas eleições.

    Enquanto nos países desenvolvidos procura-se preservar a natureza, pela beleza e pela qualidade de vida, aqui os administradores da cidade pensam no mais fácil, no que dá me
    nos trabalho e manutenção. E dá-lhe cortar as árvores.

    No caso das figueiras, existem duas alternativas: ou o prefeito fica conhecido por gerações como o prefeito que cortou as figueiras da Hermann Lepper ou pode transformá-las num dos mais belos pontos turísticos de Joinville. Basta boa vontade, porque ideias é que não faltariam.

    Por que não convocar os arquitetos e paisagistas para desenvolverem ideias e projetos? Tenho certeza de que sairiam soluções maravilhosas, que transformariam esse espaço em
    algo fantástico. E no Centro! Não posso aceitar esse papo de que as árvores estão prejudicando o asfalto etc. Nada do que foi apresentado como prova para que devam ser cortadas convenceu. Um pouco de visão e sensibilidade iria bem. E todos agradeceriam.

    Vilson Noernberg
    Joinville

  • Na verdade o leitor tocou com a sua correspondencia um ponto interessante. Os únicos projetos e alternativas possíveis são os que se originam no IPPUJ, o que sem duvida limita muito a possibilidade de que surjam propostas inteligentes, criativas e alternativas.

    O IPPUJ tem estado tão atarefado organizando as conferencias da Cidade, acompanhando os projetos de lei que a Câmara de vereadores apresenta com regularidade quase semanal e destinado tanto tempo e esforço a erradicar os pedestres das ruas, que dificilmente teria tempo para apresentar alternativas para a Beira rio que contemplem a preservação das figueiras. A proposta de passar a moto serra é mais simples, exige um menor esforço mental e parece mais adequada para o nível dos projetos apresentados pelo instituto.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...