14 de dezembro de 2009

Desenvolvimento Asinino (*)


Desenvolvimento Asinino


É bem conhecido que o programa espacial define a forma e o tamanho dos seus mais modernos foguetes, a partir das medidas das ancas das mulas e cavalos, que puxavam as bigas pelas estradas, que o império romano construiu para alicerçar o seu desenvolvimento.A largura de ruas, carroças e posteriormente, dos trilhos dos trens e inclusive dos carros e caminhões de hoje, foi pautada pelas mesmas medidas. Um par de ancas passou a ser o “modulor” de toda a nossa mobilidade urbana, das nossas ruas e das nossas cidades.


Hoje as cidades buscam romper moldes e estabelecer novos parâmetros de desenvolvimento, ao romper com referenciais e ousar, corremos riscos e em geral os riscos, quando não são bem calculados se pagam caro.


Em Joinville, por citar alguns exemplos, temos um Fórum que não previu estacionamento, quando o projeto foi apresentado com pompa e circunstância, não foram poucas as criticas que alertavam para o que aconteceria, tanto pela falta de previsão, como pelo aumento de fluxo que o Fórum geraria. A ampliação do Hospital Dona Helena é outro exemplo, de mal planejamento, quando inaugurado, aumentará o transito, num dos pontos mais conturbados do centro da cidade. A idéia de construir a ampliação do Hospital São José no que era o estacionamento, só serviu para tumultuar ainda mais as áreas em volta do hospital. O novo Shopping saturou de vez, um outro dos pontos da cidade que já sofria engarrafamentos constantes. Nenhum dos casos citados tem servido para aprender. Continuamos com alegria adolescente, cometendo uma e outra vez os mesmos erros.


Corremos o risco de continuar adotando um modelo de desenvolvimento asinino só que em lugar de usar as ancas das mulas e jumentos, agora a cabeça do simpático animal pode estar servindo de referencia, para nossos planejadores e administradores.

Um comentário:

  1. Jordi
    Muito Bom.
    Desconsidera-se o fator mobilidade urbana.
    E ainda existem uns idiótas que apoiam a contrução de
    edificios altos, para aproveitar a infra-estrutura?
    Ë realmente frustrante.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...